INTERFACES DE (IN) JUSTIÇA E RECONHECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE CRISE
INTERFACES OF (IN) JUSTICE AND RECOGNITION OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS IN TIMES OF CRISIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64531Palabras clave:
Educação Infantil. Pandemia. Trabalho Docente., Early Child Education. Pandemic. Teaching work.Resumen
O momento de crise ocasionado pela pandemia de Covid-19 demandou uma readequação do trabalho docente. A pesquisa teve o objetivo de identificar quais processos de invisibilização são retratados por professoras das infâncias, discutindo o modo com que o não reconhecimento e a ausência de justiça social se expressam como fonte geradora de indiferença e sofrimento. Orientamo-no pelo seguinte questionamento: em que medida as demandas de trabalho das professoras de Educação Infantil durante o período pandêmico geraram sofrimento e alocaram as docentes à categoria dos destituídos do direito a ter suas vidas preservadas? O artigo repercute a precarização do trabalho docente enquanto uma violação da relação pedagógica, que atingiu as subjetividades de professoras, reforçando um quadro social patológico.
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