RITMOS E TONS DAS AÇÕES INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR FENOMENAL DA ORQUESTRA DE FLAUTAS MENINOS DO PANTANAL, CUIABÁ/ MT

Auteurs-es

  • Silvia Maria S. Stering
  • Luiz Augusto Passos

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38953

Résumé

Este estudo teve por objetivo analisar as ações educativas desenvolvidas pela Orquestra
de Flautas Meninos do Pantanal, considerada a única orquestra estruturada de flauta
doce do mundo, atualmente conhecida como Orquestra de Flautas do Instituto Cultural
Flauta Mágica, uma organização não-governamental, com sede no bairro Jardim Vitória,
em Cuiabá/MT. O enfoque analítico-compreensivo metodológico se dá sob a ótica
da possibilidade de ações instituintes, na perspectiva da educação popular dos movi-
mentos sociais. A Orquestra de Flautas antes vinculada à Escola Municipal de Ensino
Básico Dejani Ribeiro 3 e somente no ano de 1998 assumiu sua identidade própria com características que a ligavam a uma perspectiva autonomista, própria dos novos movimentos sociais, na busca da reafirmação dos propósitos iniciais,denominando-se Orquestra de Flautas do Jardim Vitória.

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Publié-e

2010-04-10

Comment citer

Stering, S. M. S., & Passos, L. A. (2010). RITMOS E TONS DAS AÇÕES INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR FENOMENAL DA ORQUESTRA DE FLAUTAS MENINOS DO PANTANAL, CUIABÁ/ MT. RevistAleph, (13). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38953