RITMOS E TONS DAS AÇÕES INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR FENOMENAL DA ORQUESTRA DE FLAUTAS MENINOS DO PANTANAL, CUIABÁ/ MT
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38953Résumé
Este estudo teve por objetivo analisar as ações educativas desenvolvidas pela Orquestra
de Flautas Meninos do Pantanal, considerada a única orquestra estruturada de flauta
doce do mundo, atualmente conhecida como Orquestra de Flautas do Instituto Cultural
Flauta Mágica, uma organização não-governamental, com sede no bairro Jardim Vitória,
em Cuiabá/MT. O enfoque analítico-compreensivo metodológico se dá sob a ótica
da possibilidade de ações instituintes, na perspectiva da educação popular dos movi-
mentos sociais. A Orquestra de Flautas antes vinculada à Escola Municipal de Ensino
Básico Dejani Ribeiro 3 e somente no ano de 1998 assumiu sua identidade própria com características que a ligavam a uma perspectiva autonomista, própria dos novos movimentos sociais, na busca da reafirmação dos propósitos iniciais,denominando-se Orquestra de Flautas do Jardim Vitória.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Silvia Maria S. Stering, Luiz Augusto Passos 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).