CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DILEMAS E PROBLEMATIZAÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38986Résumé
RESUMO
A diversidade cultural é um fato que exige de instituições e atores sociais a viabilização de instâncias de diálogos entre as culturas. E a construção do conhecimento escolar é um espaço onde tais diálogos devem ocorrer. Neste
sentido, argumenta-se neste artigo que a construção intercultural do saber sociológico escolar é necessária ao alcance dos objetivos centrais do ensino de Sociologia, ou seja, o desenvolvimento discente das atitudes do estranhamento e da desnaturalização. Em vista disso, uma atividade pedagógica coerente com essa proposição será discutida: a visitação aos Museus da República e do Folclore, no Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Conhecimento Escolar, Educação Intercultural e Ensino de
Sociologia.
ABSTRACT
Cultural Diversity is a contemporary factwhich requires dialogical communications between the cultures at all the social institutions.This dialogues can be summarized by an only word: interculturalism. Sociology School knowledge is one of the spheres where interculturalism must be built up. In fact, intercultural education is a necessary condition to develop the sociological way of thinking, the main objective of High-School Sociology teaching. So, this article still purposes an intercultural educational activity at two Museums in Rio de Janeiro City.
Keywords: School Knowledge, Intercultural Education, and Sociology Teaching.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Pires de Queiroz, Fagner Henrique Guedes Neves 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).