CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DILEMAS E PROBLEMATIZAÇÕES

Auteurs

  • Paulo Pires de Queiroz
  • Fagner Henrique Guedes Neves

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38986

Résumé

RESUMO
A diversidade cultural é um fato que exige de instituições e atores sociais a viabilização de instâncias de diálogos entre as culturas. E a construção do conhecimento escolar é um espaço onde tais diálogos devem ocorrer. Neste
sentido, argumenta-se neste artigo que a construção intercultural do saber sociológico escolar é necessária ao alcance dos objetivos centrais do ensino de Sociologia, ou seja, o desenvolvimento discente das atitudes do estranhamento e da desnaturalização. Em vista disso, uma atividade pedagógica coerente com essa proposição será discutida: a visitação aos Museus da República e do Folclore, no Rio de Janeiro.


Palavras-chave: Conhecimento Escolar, Educação Intercultural e Ensino de
Sociologia.


ABSTRACT
Cultural Diversity is a contemporary factwhich requires dialogical communications between the cultures at all the social institutions.This dialogues can be summarized by an only word: interculturalism. Sociology School knowledge is one of the spheres where interculturalism must be built up. In fact, intercultural education is a necessary condition to develop the sociological way of thinking, the main objective of High-School Sociology teaching. So, this article still purposes an intercultural educational activity at two Museums in Rio de Janeiro City.


Keywords: School Knowledge, Intercultural Education, and Sociology Teaching.

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Publiée

2013-12-01