O QUE É INSTITUINTE NA ESCOLA?

Auteurs-es

  • Cássia Maria Baptista de Oliveira UFRRJ

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39011

Résumé


O artigo toma o conceito de instituinte para propor a reflexão sobre a escola no
presente. Após a discussão da escola, focalizam-se os movimentos instituintes
que ali acontecem, no sentido de defender a ideia de que o olhar voltado para o
instituinte neste espaço pode produzir o político da amizade, apoiando-se em
contribuições teóricas como as da filosofia de Agamben e Foucault.


Palavras-chave: escola, instituinte, político da amizade.


Abstract
The article takes the concept of instituting to propose a reflection on the school
at present. After discussing the school, the focus is instituting movements that
take place there, in order to defend the idea that the eyes on the instituting this
space can produce political friendship, relying on theoretical contributions to
the philosophy of Agamben and Foucault.

Key words: school, instituting, political friendship.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-01

Comment citer

Oliveira, C. M. B. de. (2012). O QUE É INSTITUINTE NA ESCOLA?. RevistAleph, (18). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39011

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas