ATIVIDADES CULTURAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEUFF E A RODA DE CONVERSA SOBRE O FILME NUMA ESCOLA EM HAVANA
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39210Mots-clés :
atividades culturais, cinema crítico e educação, formação do pedagogoRésumé
Este texto busca destacar a concepção de formação orientadora da reformulação curricular do curso de Pedagogia e a gênese das Atividades Culturais como componente curricular obrigatório na formação docente. Evidencia o leque de possibilidades que as Atividades Culturais abrem para a formação estético-política e social do pedagogo, como meio de democratizar o acesso à cultura com foco na arte cinematográfica. A fim de dar materialidade as nossas proposições, apresentamos uma Roda de Covesa soe o file Nua esola e Havaa, oo otiuto ue aponta para a prática das Atividades Culturais Cinema Crítico e Educação, como processo de formação consciente e crítico do pedagogo frente aos problemas da sociedade em relação à vida, nas suas múltiplas e complexas relaçõesTéléchargements
Références
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Nota sobre fotografia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política.São Paulo: Brasiliense, 1985.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2008.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2.reimp. 5.ed. São Paulo: Globo, 2008.
FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Ômega, 1975.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. Edição estabelecida sob a direção de François Ewald, Alessandro Fontana e Frédéric Gros. Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 1979.
_____. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 128.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 24.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcer, v. 4. Temas de cultura; Ação católica; Americanismo e fordismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LOUREIRO, Robson. Educação, cinema e estética. Revista educação & realidade. Porto Alegre: UFRGS: FACED, 2008, n.33, jun./jul., 2008, p. 135154.
MARTÍ, Lidia Turner; CÉSPEDES, Balbina Pita. Pedagogia de la ternura. Libertad, Cu: Editorial Pueblo y Educación, 2007.
MATELA, Rose Clair. Memórias dos Anos de Chumbo. Rio de Janeiro. Editora Multifoco, 2007.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2.ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.
SILVEIRA, Zuleide S. Conceito de cultura e concepção materialista da história: um debate sobre os estudos culturais. Revista História e Luta de Classes. Paraná, ano 10, n.18, set. 2014.
SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepções de educação tecnológica na reforma da educação superior: finalidades, continuidades e rupturas – estudo comparado Brasil e Portugal (1995-2010). Niterói, 2011. 445f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
THOMPSON, Edward. P. A formação da classe operária, v. I: a árvore da Liberdade. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
THOMPSON, Edward. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 2.reimp. Campinas, São Paulo: EdUnicamp, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Faculdade de Educação. Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia – Formulário 02. UFF: FEUFF, 2010a.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Faculdade de Educação. Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia – Formulário 05. UFF: FEUFF, 2010b.
VENTURA, R. C. A estética da existência: Foucault e psicanálise. Cogito, Salvador, n.9, p.64-66, out. 2008. Disponível em: [http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S151994792008000100014&script=
sci_arttext] Acesso em: 20 mar. 2012.
VIANNA, Nildo. Capitalismo e cinema. Revista Alceu. Rio de Janeiro: PUC-RIO, v.14, n.27, jul./dez. 2013, p.66-76.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Zuleide S. Silveira, Dagmar de Mello e Silva 2017
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).