CAMINHOS LEGISLATIVOS E EDUCACIONAIS INCLUSIVOS PERCORRIDOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

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DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45697

Mots-clés :

Educação Especial. Inclusão educacional. Legislação.

Résumé

Historicamente as pessoas com deficiência ou que fossem consideradas fora do padrão de normalidade eram marginalizadas e excluídas socialmente. Mediante a esse contexto considerou-se realizar uma pesquisa que abarcasse um breve relato sobre a (in)visibilidade desses sujeitos e a exposição dos principais documentos que regem a educação especial no Brasil. Para tanto, utilizou-se de revisão bibliográfica de documentos com a temática de educação especial e inclusiva. Verificamos que ocorreram avanços no que tange à educação especial no Brasil, tais como a matrícula em sala de aula regular e o acesso ao atendimento educacional especializado. Contudo, há de se reconhecer que ainda não possuímos uma escola inclusiva de fato no Brasil, estamos a caminho dela, embora tenhamos leis, normas e documentos que garantam o acesso e a permanência desses alunos, ainda existem inúmeras barreiras a serem superadas.

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Biographie de l'auteur-e

Tatiane Oliveira Santos Pereira Abreu, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(FFP-ÚERJ)

Estudante do curso Pedagogia ( 7° período) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) . Possui formação continuada em Libras(Básico), Autismo e Braille. Atuou como voluntária no projeto: “Ensino de Surdo sob a Perspectiva Bilíngue” na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente exerce a função de monitora na disciplina de Educação Especial (FFP-UERJ) e participa como bolsista voluntária no Projeto de Extensão: "Os efeitos da Terapia Assistida por Cães no Desenvolvimento Global de Crianças com Transtorno do Espectro Autista". (FFP-UERJ), o qual tem o compromisso de oferecer atendimento de qualidade em Intervenção Assistida por Animais (IAA) para crianças com Autismo, bem como produzir pesquisas no campo da IAA. Investe em formação voltada para a área da Educação Especial e Inclusiva. Tem interesse nos seguintes temas: Práticas Pedagógicas voltadas para Deficiências sensoriais(auditiva e visual) e Transtorno do Espectro Autistas(TEA).

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Publié-e

2021-04-02

Comment citer

Santos Pereira Abreu, T. O. (2021). CAMINHOS LEGISLATIVOS E EDUCACIONAIS INCLUSIVOS PERCORRIDOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45697