EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE: LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO SOCIAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.45819

Mots-clés :

Educação, Interdisciplinaridade, Inclusão Social, Educação de Surdos e Libras

Résumé

Com o destaque da educação inclusiva no meio educacional, algumas leis garantem o direito ao acesso às escolas regulares para alunos e que focam na formação do sujeito surdo bilíngue. O Grupo de Pesquisa Estudos do Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa para Surdo junto ao Projeto de Extensão Ensino de Surdos sob uma Perspectiva Bilíngue, discutem e relatam a realidade desses alunos surdos através de oficinas lúdicas realizadas com conteúdos do dia a dia e produzem materiais didáticos adaptados a necessidade dos alunos, valorizando a Libras como L1 e o uso da Língua Portuguesa como L2. Conclui-se que a interdisciplinaridade e inclusão são fatores importantes para o ensino-aprendizagem do aluno surdo, além de cumprir papel importante na formação do sujeito surdo bilíngue na sociedade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Tathianna Prado Dawes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Deparatamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Instituto de Letras

Docente de Libras

área Lingusitica

Gabriela Bastos Neumann Leitão, Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Biologia Geral

Instituo de Biologia

Graduada em Licenciatura em Ciencias Biológicas

Cássia Larissa Conceição Lopes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Instituto de Letras

Licenciatura em Letras/Grego

Téléchargements

Publié-e

2021-11-18

Comment citer

Dawes, T. P., Leitão, G. B. N., & Lopes, C. L. C. (2021). EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE: LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO SOCIAL. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.45819