UM ESTUDO DA PRÁTICA DE ARTICULAÇÃO DE CONTEXTOS COMO MODO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A STUDY OF THE PRACTICE OF CONTEXT ARTICULATION AS A LEARNING METHOD IN THE BUSINESS ADMINISTRATION COURSE

Auteurs-es

  • Valdenise Martyniuk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Crisomar Lobo de Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64536

Mots-clés :

Interdisciplinaridade, Metodologia, Administração e negócios

Résumé

O trabalho investiga como a articulação de contextos amplia a capacidade dos estudantes em desenvolver uma compreensão sistêmica dos desafios contemporâneos nos negócios, por meio de estudo de caso de práticas de ensino superior num curso de Administração, que aplica a integração de diferentes conhecimentos, tipos de atividades, ambientes e interações, com uso de metodologias ativas de aprendizagem. A proposta foi desenvolvida em fases de Estudar, Pesquisar, Conectar, Ativar e Compartilhar, com base nos fundamentos da interdisciplinaridade e a premissa de desenvolvimento de soft skills para os graduandos pertencentes à geração Z. Os resultados apontam para o amadurecimento das experiências realizadas no curso desde sua implantação até o momento, com ganhos de aprendizado, caracterizando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a sua prática profissional e autonomia, além de gerar produtos extensionistas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

AMBONI, N., ANDRADE, R. O. B. D., LIMA, A. J. D., MULLER, I. R. F. Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração. In Cadernos EBAPE.BR, 10(2), 302–328, 2012. https://doi.org/10.1590/S1679-39512012000200005. Acesso em 10 jun 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BAJADA, C., TRAYLER, R. Interdisciplinary business education: Curriculum through collaboration. In Education + Training, 55(4/5), 385–402, 2013. https://doi.org/10.1108/00400911311326027. Acesso em 10 jun 2024.

BANDYOPADHYAY, J., COLEMAN, L. J., DEWOLFE, S. Interdisciplinary education for global strategy. In ACR, 21(1 & 2), 46–60, 2013.

BARROS NETO, João. O Administrador hoje: uma profissão diante da complexidade. In Martyniuk, Valdenise Leziér, Moreira, Eduardo F. P., Tendências da Administração em debate. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

Baxter, P., & Jack, S. (2008). Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2008.1573

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade. Trad. Sabastião Nascimento, 2ª. Ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Brasília: MEC, 2018.

BUSBACH-RICHARD, U., DIETRICH, A. (2018). A Framework for Multidisciplinary Business Simulations. In Economics and Culture, 15(2), 55–63. https://doi.org/10.2478/jec-2018-0020. Acesso em 10 jun 2024.

CAGGY, R. C. D. S. S., FISCHER, T. M. D. Interdisciplinaridade revisitada: analisando a prática interdisciplinar em uma faculdade de administração da Bahia. In Administração: Ensino e Pesquisa, 15(3), 501, 2014. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.12. Acesso em 20 jun 2024.

CEZARINO, L. O., CORRÊA, H. L. Interdisciplinaridade no ensino em administração: Visão de especialista e coordenadores de curso de graduação. In Administração: Ensino e Pesquisa, 16 (4), 751, 2015. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.384. Acesso em 20 jun 2024.

CLARK, W. A., JOHNSON, K. V., TURNER, C. A. Cross-functional student teams as a teaching tool for enhanced learning. In Proceeding of the 2004 American Sociate Engeneering. Education Annual Conference and Exposition, 2004.

CRESWELL, J. W. (2007). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches (2 ed., Vol. 16). SAGE Publications. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1524839915580941. Acesso em 30 Ago 2024.

DUCOFFE, S. J. S., TROMLEY, C. L., TUCKER, M. Interdisciplinary, Team-Taught, Undergraduate Business Courses: The Impact of Integration. In Journal of Management Education, 30(2), 276–294, 2006. https://doi.org/10.1177/1052562905284663. Acesso em 12 Ago 2024.

FREZATTI, Fábio; MARTINS, Daiana Bragueto; MUCCI, Daniel Magalhães; LOPES, Paulo Adeildo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma solução para a aprendizagem na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2018.

GOMES, Josir Simeone. O método do estudo de caso aplicado à gestão de negócios: textos e casos. São Paulo: Atlas, 2006.

HAN, Byung-Chul. O desaparecimento dos rituais: Uma topologia do presente. Trad. Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

MARTYNIUK, Valdenise Leziér, MOREIRA, Eduardo. F. P. Tendências da Administração em debate. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2021.

MOUST, J., BOUHUIJS, P., SCHMIDT, H. Introduction to Problem-Based Learning (4th ed.). Routledge, 2021. https://doi.org/10.4324/9781003194187

PLOTNIKOVA, N. F., STRUKOV, E. N. Integration of teamwork and critical thinking skills in the process of teaching students. In Cypriot Journal of Educational Sciences, 14(1), 1–10, 2019. https://doi.org/10.18844/cjes.v14i1.4031. Acesso em 30 Ago 2024.

REICHHELD, Frederick F. The One Number You Need to Grow. In Harvard Business Review, 81, 46-54, 2003.

ROMARO, Paulo, SANTOS, Augusto. F. Caramico, SERRALVO, Francisco Antonio. ESG: Esperanças, Experiências e Realidades. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2023.

ROMARO, Paulo, SERRALVO, Francisco Antonio. ESG: Uma visão plural. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2022.

ROSCA, D. Developing teamwork and communication skills in a multidisciplinary experiment. In 33rd Annual Frontiers in Education, 2003. FIE 2003, 3, S4C_14-S4C_17. https://doi.org/10.1109/FIE.2003.1266020. Acesso em 20 jun 2024.

STAKE, R. E. The art of case study research (Nachdr.) Sage Publ., 1995.

VICENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In Bacich, L. e Moran, J. (orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos (3 ed.). Rio de Janeiro: Bookman, 2021.

Publié-e

2024-12-09

Comment citer

Martyniuk, V., & Lobo de Souza , C. . (2024). UM ESTUDO DA PRÁTICA DE ARTICULAÇÃO DE CONTEXTOS COMO MODO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: A STUDY OF THE PRACTICE OF CONTEXT ARTICULATION AS A LEARNING METHOD IN THE BUSINESS ADMINISTRATION COURSE. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64536

Numéro

Rubrique

Experiências Instituintes