CAMINHOS E DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS
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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39212Mots-clés:
Formação docente, licenciatura, teoria e práticaRésumé
Compreender as concepções e as práticas que circundam a formação de professores faz parte do próprio dimensionamento da identidade e do fazer docente. Este foi um dos temas enfrentados no “I Seminário de Formação Docente da FEUFF: histórias, práticas e concepções”. Partimos da relação entre a normatização e seus impactos sobre a prática docente. Prosseguimos com a escuta dos professores das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino, cuja especificidade de cada área é revelada pela diversidade de referências adotadas. Percebemos, ainda, um intenso diálogo com destacados autores de temáticas educacionais. As arestas entre teoria e prática parecem diminuir, embora sejam reconhecidas permanências. Desse modo, nos construímos nas interfaces/fronteiras privilegiadas – e, por vezes, conflituosas.
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