OS BEBÊS E A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre convites sensíveis e contágios corporais-afetivos. BABIES AND DANCE IN CHILDREN EDUCATION: between sensitive invitations and bodily-affective contagion

Auteurs

  • Daniela Guimarães
  • Carolina Cony

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39283

Mots-clés:

Educação Infantil. Bebês. Dança. Child education. Babies. Dance.

Résumé

Este trabalho apresenta uma experiência instituinte em uma escola de Educação Infantil universitária. Focaliza situações vividas em encontros de dança com o grupo de bebês da referida escola, coordenados por uma artista-dançarina e professora. Neste contexto, são descritos e analisados os convites-sensíveis da professora à expressão criadora das crianças. Discute-se a experiência estética na Educação Infantil, inclusive com as crianças de 0 a 2 anos, destacando-se a potência simbólica e a qualidade social e humanizadora dos gestos dos bebês mobilizados com a dança.

 

This work presents an instituting experience in a university Early Childhood school. It focuses on situations experienced in dance encounters with the group of babies of the referred school, coordinated by an artist-dancer and teacher. In this context, the teacher's invitations to the creative expression of children are described and analyzed. The aesthetic experience is discussed in Childhood Education, including children from 0 to 2 years old, highlighting the symbolic power and the social and humanizing quality of the gestures of the babies mobilized with the dance.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

ARAÚJO, Márcia Feijó de. Linguagem corporal, docência e teoria crítica. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, UFRJ, 2014.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. FOCHI, Paulo Sergio. O teatro e os bebês: trajetórias possíveis para uma pedagogia com crianças pequenas. Espaços da escola. Editora Unijuí, ano 21, n. 69, jan.jun. 2011, p. 29-38.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

ISSN 1807-6211 [Dezembro, 2018] Nº 31 524

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. MEC/SEB. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, MEC/SEB, 2009.

CASTRO, Joselma Salazar de. A constituição da linguagem entre os e dos bebês no espaço coletivo da educação infantil. Texto apresentado no GT7 da 36a Reunião da ANPED, 2013.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese de Doutorado. Instituto de Educação – Universidade do Minho – Minho, Portugal 2010.

FARACO, Carlos Alberto. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 21-26, jan./mar. 2011.

GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GUIMARÃES, Daniela. As relações entre os bebês e os adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.

LABAN Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MARTINS FILHO, Altino José. Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Editora Mediações, 2016.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir e escrever. Revista de Antropologia. São Paulo v. 39 (1), 1986.

PINO, Angel. As marcas do humano. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMOS, Tacyana Karla Gomes Ramos. A criança em interação social no berçário da creche e suas interfaces com a organização do ambiente pedagógico. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2010.

STRAZZACAPPA, Marcia. A educação e a fábrica de corpos: A dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001 p.69-83.

SCHMITT, Rosinete Valdeci. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

WALLON, Henri. A evolução Psicológica da criança. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2005

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de Psicologia Comparada. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

##submission.downloads##

Publiée

2018-12-20