OS BEBÊS E A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre convites sensíveis e contágios corporais-afetivos. BABIES AND DANCE IN CHILDREN EDUCATION: between sensitive invitations and bodily-affective contagion
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39283Palavras-chave:
Educação Infantil. Bebês. Dança. Child education. Babies. Dance.Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência instituinte em uma escola de Educação Infantil universitária. Focaliza situações vividas em encontros de dança com o grupo de bebês da referida escola, coordenados por uma artista-dançarina e professora. Neste contexto, são descritos e analisados os convites-sensíveis da professora à expressão criadora das crianças. Discute-se a experiência estética na Educação Infantil, inclusive com as crianças de 0 a 2 anos, destacando-se a potência simbólica e a qualidade social e humanizadora dos gestos dos bebês mobilizados com a dança.
This work presents an instituting experience in a university Early Childhood school. It focuses on situations experienced in dance encounters with the group of babies of the referred school, coordinated by an artist-dancer and teacher. In this context, the teacher's invitations to the creative expression of children are described and analyzed. The aesthetic experience is discussed in Childhood Education, including children from 0 to 2 years old, highlighting the symbolic power and the social and humanizing quality of the gestures of the babies mobilized with the dance.
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