O QUE É INSTITUINTE NA ESCOLA?
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39011Abstract
O artigo toma o conceito de instituinte para propor a reflexão sobre a escola no
presente. Após a discussão da escola, focalizam-se os movimentos instituintes
que ali acontecem, no sentido de defender a ideia de que o olhar voltado para o
instituinte neste espaço pode produzir o político da amizade, apoiando-se em
contribuições teóricas como as da filosofia de Agamben e Foucault.
Palavras-chave: escola, instituinte, político da amizade.
Abstract
The article takes the concept of instituting to propose a reflection on the school
at present. After discussing the school, the focus is instituting movements that
take place there, in order to defend the idea that the eyes on the instituting this
space can produce political friendship, relying on theoretical contributions to
the philosophy of Agamben and Foucault.
Key words: school, instituting, political friendship.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Cássia Maria Baptista de Oliveira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).