FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: A IDENTIDADE DOCENTE EM QUESTÃO

Autori

  • Clarissa Bastos Craveiro
  • Verônica Borges

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39105

Abstract

Esse trabalho analisa as políticas curriculares para formação de professores no período dos governos FHC e Lula. Tem como aporte teórico a teoria do discurso de Ernesto Laclau incorporada ao campo do currículo por Alice Casimiro Lopes. Focalizamos a análise do projeto de identidade docente nos governos FHC e Lula no que diz respeito à Educação Básica. Busca-se compreender se o antagonismo presente nas propostas governamentais mencionadas também está presente nas políticas de formação de professores. Há avanços e conquistas em defesa do discurso em prol de uma formação docente democrática. Nos sentidos acessados, há limitações no campo de ação diante do discurso hegemônico das competências que buscam “enformar” quem é o bom professor.

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Pubblicato

2015-07-20

Come citare

Craveiro, C. B., & Borges, V. (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: A IDENTIDADE DOCENTE EM QUESTÃO. RevistAleph, (23). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39105

Fascicolo

Sezione

Pulsações e Questões Contemporâneas