A CIDADE COMO UM LIVRO DE ESPAÇOS: LENDO E PENSANDO A CIDADE COM A(S) INFÂNCIA(S) EM SÃO GONÇALO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39148Abstract
RESUMO
O presente texto busca um novo olhar sobre a relação entre o coletivo infantil e as possibilidades de estar e viver na cidade, aproximando a escola de Educação infantil aos diversos contextos passíveis de leitura quando pensamos o território como um “livro de espaços”. Recorrendo às diversas linguagens presentes na cidade, professores/as e crianças podem compartilhar outros modos de pensar e ampliar o olhar, buscando alternativas para uma alfabetização cidadã (TAVARES), que permita constituir e construir-se como parte do lugar, na busca da percepção da relação entre texto e contexto, complexificando o sentido da alfabetização para além do ato de decodificação da escrita. Buscando novos espaços que propiciem um horizonte democrático para a escola da infância, na qual os pequenos tenham garantido o seu direito de participação e o seu direito à cidade, incorporando sentido ao mundo que os cerca e que os será legado como herança.
Palavras – chave: Educação infantil, infância, direito à cidade, alfabetização
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Copyright (c) 2016 Maria Tereza Goudard Tavares, Cintia Larangeira
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