PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA ALUNOS ADEPTOS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UMA FORMA DE RACISMO INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39154Abstract
RESUMO
Assuntos relacionados às diversidades culturais em sala de aula trazem consigo
debates e reflexões diversas, principalmente dentro do ensino de História. Tratando desse tema, pela via das religiões de matriz africana, analisa-se o que desencadeou o foco desta pesquisa, ao se identificar intolerância aos alunos adeptos dessas crenças. Como embasamento teórico, o estudo fundamenta-se em Bourdieu e Passeron, Ferreira, Munanga, Pereira, Caputo e Petit. A pesquisa tem caráter qualitativo. Os dados e análise apresentados são os frutos iniciais de uma pesquisa de mestrado. Os resultados parciais mostram relações de intolerância religiosa e racismo entre alunos considerados “comuns”, sendo necessária a ação da escola oferecendo maiores significações multiculturais.
Palavras-chave: História, religiões de matriz africana, educação
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