AUTOFORMAÇÃO, ARTE E DESESCOLARIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA PARA PENSAR A ESCOLA SELF-FORMATION, ART AND DISENCHANTMENT: AN (BIOGRAPHICAL) NARRATIVE EXPERIENCE TO THINK ABOUT SCHOOL

Autori

  • Adolfo Vieira da Silva Bortolozzo
  • Silmara Lídia Marton

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39277

Parole chiave:

Autoformação. Escola. Desescolarização. (Auto)biografia. Arte. Self-formation. School. Deschooling. (Self) biography. Art.

Abstract

Este artigo é uma síntese das reflexões de uma monografia de um curso voltado à formação de professores. Visibilidade é dada a uma experiência autoformativa do autor que teve na expressão do “devir” de sua condição existencial o seu lugar primordial. A narrativa (auto)biográfica aliada à valorização da arte em sua vida despertou memórias que suscitaram problematizações acerca de sua escolarização. Para os fins desse artigo, é dado ênfase às reflexões que emergiram desse processo questionando as limitações de determinado paradigma escolar expondo assim um de seus maiores entraves: a indissociação entre razão e emoção, mente e corpo. São aqui discorridas, ao final, as contribuições da arte e das ideias da desescolarização para pensar a escola.

 

This article is a synthesis of the reflections of a monograph of a course focused on teacher education. Visibility is given to a self-formative experience of the author who had in the expression of the "becoming" of his existential condition his primordial place. The (auto)biographical narrative allied to the valorization of art in the author's life sparked memories that gave rise to problematizations about his schooling. For the purposes of this article, emphasis is placed on the reflections that emerged from this process by questioning the limitations of a particular school paradigm, thus exposing one of its greatest obstacles: the indissociation between reason and emotion, mind and body. Finally, the contributions of the art and ideas of non-schooling to think the school are discussed here.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Narrativas de uma Ciência da Inteireza. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org). Autobiografias, histórias de vida e formação:pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.

ANDRADE, Claúdia Castro de. A Fenomenologia da Percepção a partir da autopoiesisde Humberto Maturana e Francisco Varela. Griot -Revista de Filosofia. Amargosa Bahia dezembro, 2012. Disponível em: http://www2.ufrb.edu.br/griot/images/vol6-n2/8-acesso em: 27/09/2017.

BORTOLOZZO, Adolfo Vieira da Silva. (Auto)biografia e Fotografia: olhares para a educação. Trabalho de conclusão de curso defendido junto ao curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, 2018.DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Papirus. 22º edição: São Paulo. 3ª reimpressão, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Ed. Vozes. RJ: Petrópolis, 2008. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 7ª Ed. Ed. Vozes. Petrópolis, 1985.

MORIN, Edgar. Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Organização de Dora Fríed Schnitman. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SOUZA,Eliseu Clementino de. (Auto)biografia, Histórias de Vida e Práticas de Formação. 2007. Disponível em: http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento9788523209186-04.pdf . Acesso em: 19/09/2016

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-12-20

Come citare

Bortolozzo, A. V. da S., & Marton, S. L. (2018). AUTOFORMAÇÃO, ARTE E DESESCOLARIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA PARA PENSAR A ESCOLA SELF-FORMATION, ART AND DISENCHANTMENT: AN (BIOGRAPHICAL) NARRATIVE EXPERIENCE TO THINK ABOUT SCHOOL. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39277