ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIA DE TRABALHO THE TEACHING OF LITERARY READING IN 6TH TO 9TH GRADES: THOUGHTS AND EXPERIENCES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39329Parole chiave:
Ensino. Leitura. Leitor-literário.Abstract
As dificuldades contemporâneas pelas quais a escola passa (ausência de disciplina de literatura no Ensino Fundamental, poucos recursos materiais, formação literária deficiente do professor e outras tantas específicas de cada comunidade escolar) emperram o desenvolvimento do aluno como leitor-literário, mas não devem constituir impossibilidades. As barreiras que se apresentam no caminho que a escola deve percorrer em busca da formação do aluno-leitor devem ser ultrapassadas tendo como base uma revisão sobre a importância do ensino de leitura e das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da importância do trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental, ainda que a Literatura não constitua disciplina obrigatória nesse segmento, e apresentar posteriormente uma experiência didática de ensino de leitura visando à formação do leitor literário inspirada nas ponderações apresentadas.Downloads
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