A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO À DISTÂNCIA EM MEIO AO COVID-19

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413

Parole chiave:

Ensino Presencial. Ensino Remoto. COVID-19. Aprendizagem

Abstract

Em época de isolamento social no Brasil devido a pandemia do COVID-19 e de uma situação política conturbada, na qual a educação e ciência já vinham sendo sucateadas, tivemos o interesse de tentar compreender como a transição repentina do ensino presencial para o ensino remoto à distância impactou na aprendizagem de nossos alunos do ensino médio, cursinho e ensino superior. Foi produzido um questionário online com vinte e nove perguntas para poder compreender nossa amostra na perspectiva da psicopedagogia que estuda os processos de ensino-aprendizagem. Com ajuda do software PSPP, fizemos uma análise simples e cruzada, o que nos mostrou os impactos negativos na aprendizagem da amostragem, além de evidenciar as diferenças entre os ensinos público e privado nesse processo de ensino remoto. Por fim, concluímos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a educação de qualidade seja de fato um direito de todos.

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Biografia autore

Sandra Cristina Morais de Souza, UFPB

CENTRO DE EDUCAÇÃO. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - UFPB

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Pubblicato

2021-04-02

Come citare

Morais de Souza, S. C., Dayane Soares da Silva, J. ., & de Araújo Cabral, M. . (2021). A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO À DISTÂNCIA EM MEIO AO COVID-19. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413