ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:

DESAFIOS, POSSIBILIDADES E A CONTRIBUIÇÃO DO MANUÁRIO ACADÊMICO

Autori

  • Janete Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
  • Wilma Favorito Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50003

Parole chiave:

Educação de surdos, Universitários surdos, Cidadania bilíngue, Letramento bilíngue, Letramento acadêmico

Abstract

Este trabalho visa analisar condições de ensino e aprendizagem oferecidas aos alunos surdos pelas instituições de Ensino Superior no nosso país. Comentamos lacunas e obstáculos em seu cotidiano de estudos e apresentamos recursos, medidas e procedimentos utilizados no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, visando reduzir entraves na vivência acadêmica desses estudantes. Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas, destacamos o Manuário Acadêmico e Escolar, dicionário terminológico bilíngue (Libras/Português), online, em construção, com sinais específicos das áreas de Pedagogia e de Ensino. Esperamos dialogar com outros pesquisadores e autores, contribuindo, assim, para novas reflexões acerca do cenário atual da educação de surdos brasileiros.

 

 

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Biografie autore

Janete, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), Licenciada em Inglês pela Universidade Santa Úrsula (1970) e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). É Professora no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde atua desde 2006, tendo sido Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Superior (DESU) de 2014 a 2015. Entre 2007 e 2010 foi Membro do Conselho Executivo, do Conselho Editorial e (Co)Editora-Chefe da Revista Espaço, produzida pelo INES. Tem experiência nas áreas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras e de Segunda Língua, de Politicas Públicas para a Educação de Surdos e de Sociologia da Educação, nesta última atuando, principalmente, nos seguintes temas: Criança, cultura e sociedade; Processos educativos e desigualdades sociais; Políticas públicas, educação e cidadania.

Wilma Favorito, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Wilma Favorito possui Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Linguística Aplicada (Educação Bilíngue) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora associada 2 do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) onde leciona diferentes disciplinas relacionadas ao campo dos estudos da linguagem no Curso Bilíngue de Pedagogia e na pós-graduação lato sensu. É coordenadora do grupo de pesquisa Manuário Acadêmico (INES) dedicado à pesquisa e registro de sinais da Libras para o universo conceitual acadêmico relativo a diversas áreas do conhecimento e integra o grupo de pesquisa Estudos de Língua portuguesa como L2 (INES). Tem experiência na área de educação de surdos (educação bilíngue, ensino de língua portuguesa, letramento acadêmico), atuando principalmente nos seguintes temas: educação bi/multilíngue para surdos; português como língua adicional para surdos; lexicografia de Libras.

 

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Pubblicato

2022-10-26

Come citare

Mandelblatt, J., & Favorito, W. (2022). ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E A CONTRIBUIÇÃO DO MANUÁRIO ACADÊMICO. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50003