EDUCAÇÃO ESTÉTICA: ALGUNS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Maria Lúcia de Amorim Soares Universidade de Sorocaba
  • Eliete Jussara Nogueira UNIVERSIDADE SOROCABA

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39009

Resumo

 

No caminho de Bourdieu que pensa a cultura adquirida por
familiarização insensível, no caso dos indivíduos socialmente
privilegiados, ou por inculcação escolar no caso dos indivíduos
desfavorecidos, este texto é indicativo de princípios orientadores para
práticas pedagógicas emancipatórias. Como na contemporaneidade as
experiências indicam a formação de subjetividades fluídas, três exemplos
têm como pressuposto o ato educativo enquanto educação estética.


Palavras-chave: Práticas pedagógicas; Cotidiano escolar; Educação
estética


Abstract
On the way Bourdieu thinks that the culture gained by insensitive
familiarity, in the case of socially privileged individuals, or inculcation
school in the case of disadvantaged individual, this text is indicative of
guiding principles for emancipatory pedagogical practices. In
contemporary experiments indicate the formation of subjectivities fluid,
three examples have assuming as the educational act as aesthetic.


Keywords: Pedagogical practices; Daily school; Aesthetic education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Soares, M. L. de A., & Nogueira, E. J. (2012). EDUCAÇÃO ESTÉTICA: ALGUNS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. RevistAleph, (18). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39009

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas