A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: ALGUMAS IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38944Resumo
Resumo: Este trabalho capta na obra de Henri Wallon o
desenvolvimento da linguagem e aponta algumas implicações deste
processo à educação das crianças. Recorre-se ao livro A Evolução
Psicológica da Criança, por ser considerado como uma obra-síntese do
pensamento deste autor. Construiu-se um artigo de revisão a partir da
releitura da obra. Nele, fazemos algumas considerações sobre a
linguagem. São elas: a origem da linguagem no ato motor, e
posteriormente, exercendo sobre ele o seu controle; a linguagem
estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo
de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; a
compreensão do processo de desenvolvimento da linguagem
contribuindo para que educadores percebam a regularidade e
intervenham auxiliando no desenvolvimento integral das crianças.
Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. Educação.
Crianças.
Abstract: This work captures in the work of Henri Wallon language
development and points out some implications of this process to the
education of children. We resort to the book The Evolution of
Psychological Child, to be considered as a work-synthesis of this thought
this author. Therefore, we constructed a review article from rereading
this work. In this paper, we point out some considerations about
language. They are: this function originates in the motor act and
subsequently exerts its control over it; it establishes a reciprocal
relationship with the thought and aim to support their progress while
structuring it; understanding how is the development of language helps
educators understand the regularity of this process and intervene in
their setbacks and detours, assisting in the overall development of
children.
Keywords: Language. Development. Thought. Education. Children.
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