DIREITO PENAL E ESCOLARIZAÇÃO DAS CLASSES POPULARES: REBATIMENTOS DA LÓGICA CRIMINALIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39111Resumo
O objetivo do artigo é apresentar os resultados de uma
pesquisa, cujo foco ilumina uma importante temática para a
sociedade brasileira, na medida em que propõe uma relexão
analítica e crítica acerca das interfaces existentes na relação
entre os discursos-práticas norteadores do Direito Penal e os
seus rebatimentos nas práticas-discursos pedagógicos que se
desenvolvem nas escolas públicas, que atendem,
predominantemente, os estudantes das classes populares. O
trabalho fundamenta-se, sobretudo, numa pesquisa de campo,
que contou com o apoio inanceiro da FAPERJ, porém traz
consigo uma relação estreita com outros trabalhos realizados
pelo Grupo de Pesquisa ALFAVELA-UFF/CNPq, destinando-se os
operadores do Direito e Educadores, ainda que não
exclusivamente, visto o entrelaçamento e impacto de tal
assunto no cotidiano e nas nossas rotinas.
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