A NECESSIDADE DO PENSAMENTO E O DESEJO DE COMPREENDER
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39222Palavras-chave:
Experiência da filosofia, Philosophy for children e for community, Texto cinematográfico, Reflexões filosóficasResumo
Nessa contribuição, pretende-se explorar alguns aspectos do horizonte representado pelo desejo de compreender e pela necessidade de pensar. Faremos tal exploração através de algumas reflexões em torno das práticas de filosofia em geral, tomando como ponto de partida a philosophy for children e for community em particular. A contribuição se desenvolve atravessando diversos planos: a tomada em consideração do texto cinematográfico como pretexto capaz de originar reflexões filosóficas; a possibilidade de colocar em questão; como exercício da filosofia pode ganhar consistência a partir de estímulos considerados não filosóficos em estrito senso; a colocação em foco de alguns aspectos políticos, éticos e filosóficos das práticas de filosofia em relação à condição existencial contemporânea. A contribuição está organizada de modo que cada questão levantada seja apresentada através de um quadro que deve (em tese) convidar a considerações ulteriores, dúvidas e reflexões juntamente à ideia de que essas e outras considerações possam permanecer como um canteiro em torno da experiência da filosofia.Downloads
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