TRAVESSIAS AO ENCONTRO COM UMA ÉTICA/ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39304Palavras-chave:
Escrita, ética/estética na Educação, poiesis.Resumo
Consideramos esse ensaio uma transgressão e uma licença poética que surge de uma aporia em relação a forma da escrita acadêmica. Transgressão, por estar submetido a uma seção da revista destinada a autores outorgados por seus títulos e que ora abre uma brecha - licença poética - para publicar a escrita de uma travessia em que professora e aluna atravessam de mãos dadas, o rito de passagem (conclusão do trabalho de curso de Pedagogia) que deu a pensar essa tessitura que se inspira em uma produção fílmica – Capitão Fantástico – para tratar de aspectos éticos/estéticos de uma educação com olhos de poeta.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem – A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. – 13ª Ed. – Campinas SP, Papirus, 2012.
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Versus Editora, 9ª edição, 2012.
BONDIA, Jorge Larrosa. O Ensaio e a Escrita acadêmica. Revista Educação Realidade. 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25643/14981. Acesso em: 28/04/2018.
DA MATTA, R. Apresentação. In: GENNEP, A. V. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 2011.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
EDWARD, Sapir; MEAD, Margaret e BENEDICT, Ruth. Cultura e personalidade, Editora Zahar, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, Editora Paz e Terra, 47ª edição, 2005.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp. 129-160.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 2010.
GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender... Congresso de Educação básica: Aprendizagem e Currículo. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf acesso: 09/06/2019.
VAN GENNEP, A. Os ritos de passagem. 2. ed., Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.
MACEDO, João Paulo; DIMENSTEIN, Magda. Escrita acadêmica e escrita de si: experienciando desvios. Mental, Barbacena, v. 7, nº. 12, pp. 153-166, jun. 2009 Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272009000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28/04/2019.
MENDES, Danilo. Poesia da cabeça aos pés, Editora Jaguatirica, 2016.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Dagmar Mello e Silva, Paula Barbatho Goulart
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).