LITERATURA DE CORDEL E DIGNIDADE HUMANA: UMA INOVAÇÃO EDUCATIVA NO ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49467Palavras-chave:
inclusão, inovação, comportamento superdotado, formação de professoresResumo
Neste trabalho, discorremos sobre a Oficina Interativa "Vida e Dignidade Humana rimadas em Cordel", realizada com alunos superdotados da Educação Básica, oferecida como atividade suplementar e de inclusão escolar, em ambiente universitário federal. Criada e aplicada através de metodologia inovadora, a oficina visou promover a dignidade humana, contextualizando suas reflexões nos tempos de exceção e na veiculação da cultura de ódio, em especial com as práticas identificadas de bullying pelos alunos e nos preconceitos tecidos acerca da cultura nordestina. A participação dos alunos em práticas colaborativas de leitura e escrita criativa, corroborou a vocação para a reflexão e criação literária insurgentes, evidenciando a contribuição da atividade para a ampliação dos capitais sociais.
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