LITERATURA DE CORDEL E DIGNIDADE HUMANA: UMA INOVAÇÃO EDUCATIVA NO ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO

Autores

  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Ursulla Herdy Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Alice Akemi Yamasaki Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49467

Palavras-chave:

inclusão, inovação, comportamento superdotado, formação de professores

Resumo

Neste trabalho, discorremos sobre a Oficina Interativa "Vida e Dignidade Humana rimadas em Cordel", realizada com alunos superdotados da Educação Básica, oferecida como atividade suplementar e de inclusão escolar, em ambiente universitário federal. Criada e aplicada através de metodologia inovadora, a oficina visou promover a dignidade humana, contextualizando suas reflexões nos tempos de exceção e na veiculação da cultura de ódio, em especial com as práticas identificadas de bullying pelos alunos e nos preconceitos tecidos acerca da cultura nordestina. A participação dos alunos em práticas colaborativas de leitura e escrita criativa, corroborou a vocação para a reflexão e criação literária insurgentes, evidenciando a contribuição da atividade para a ampliação dos capitais sociais.

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Biografias Autor

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências/Química, Física e Biologia; Divulgação Científica; Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza; e, Educação Problematizadora. É Professora Associada no Departamento de Físico-Química (GFQ) do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.  Coordenadora de área do PIBID UFF Interdisciplinar (02/2014-02/2018) e do LIFE/CAPES-UFF (2012-2017). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Membro pesquisadora do OIIIIPE - UFF (Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). E-mail: sranogueiradesa@gmail.com ORCID: 0000-0002-9381-6548

Ursulla Herdy Gomes, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Estudos de Literatura (área de concentração Literatura Brasileira e Teoria da Literatura) pela Universidade Federal Fluminense. Colaboradora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação em Ensino. Professora da educação básica. Foi bolsista do Projeto: Experimentação Investigativa Interdisciplinar na Formação de Professores para o Ensino de Ciências (DIECI UFF); do Projeto de Extensão: DIECI - Letramento e Redação no Ensino de Ciências (DIECI-UFF). Filiada ao Projeto de Pesquisa: Antropologia e teoria literária: um estudo acerca da função humanizadora da literatura em Antonio Candido (PIBIC UFF). E-mail: ursullagomes.herdy263@gmail.com ORCID: 0000-0002-3154-6984

Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; e, Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza. É Professora Adjunta do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Membro do Comitê Científico do ConBrASD. Coordenadora da Escola de Inclusão da UFF. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. E-mail: fernandalabiomol@yahoo.com.br ORCID: 0000-0003-3806-1725

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza; Educação Problematizadora; Educação Popular; Violências na Escola; e, Cinema e Educação. É Professora Associada no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.  Coordenadora institucional e de gestão de projetos do PIBID UFF (2011-2018). Docente-colaboradora do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Pesquisadora do OIIIIPE - UFF (Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). E-mail: aayamasaki@id.uff.br ORCID: 0000-0002-6449-5132

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Nogueira, S. R. A., Gomes, U. H. ., Cardoso, F. S. ., & Yamasaki, A. A. . (2021). LITERATURA DE CORDEL E DIGNIDADE HUMANA: UMA INOVAÇÃO EDUCATIVA NO ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49467

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