CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA FREIRIANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA

CONCEPÇÕES DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERJ

Autores

  • Carlos Soares Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Jaqueline Luzia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51531

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), pedagogia, filosofia frieirana, prática docente

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar as contribuições da pedagogia/filosofia de Paulo Freire na formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de resultado da pesquisa exploratória e qualitativa, realizada com dez professoras iniciantes da EJA, egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ. Amparada no método da análise do conteúdo, os resultados indicam que, embora o contato com a filosofia freiriana durante a graduação contribua para a construção de um discurso democrático e de uma consciência histórica, há a necessidade de fortalecer a perspectiva da formação docente como um ato contínuo, pois o contato com a filosofia freiriana na formação docente inicial não é garantia de que ela irá se materializar no chão da sala da EJA.   

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Biografias Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professordos Programas de Pós-graduação em Educação: Processosformativos e desigualdade sociais (FFP-UERJ) e em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ).

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Barbosa, C. S., & Silva, J. L. da. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA FREIRIANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA: CONCEPÇÕES DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERJ . RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51531