PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
UMA PERSPECTIVA SOBRE O ANALFABETISMO NA CONTRAMÃO DO PRECONCEITO CONTRA O ANALFABETO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51561Palavras-chave:
Alfabetização de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos. Paulo Freire. Educação Popular.Resumo
O presente artigo apresenta a contribuição de Paulo Freire para o campo da alfabetização. Para tanto faz um histórico de como se produziu, no início do século XX, uma visão preconceituosa contra os analfabetos e como essa visão foi sendo modificada a partir do final dos anos 1950, destacando a presença fundamental de Paulo Freire nesse debate. O texto discute a concepção freiriana de alfabetização, a partir de três aspectos fundamentais: a alfabetização como ato criador do sujeito em processo de aprendizagem; a alfabetização como direito de todos/as e a alfabetização como uma forma de potencializar a leitura de mundo. Na conclusão observa-se a construção da educação popular como um campo epistemológico próprio da américa latina e de como a alfabetização de adultos é herdeira desse legado.
Downloads
Referências
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. 7 ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria de Paulo Freire no Brasil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
DI PIERRO, Maria Clara; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Preconceito contra o analfabeto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: primeiros tempos. In: VENTORIM, Silvana; CARARO, Marlene de Fátima; OLIVEIRA, Edna Castro de. Paulo Freire: a práxis político-pedagógica do educador. Vitória: EDUFES, 2000.
FÁVERO, Osmar; SIQUEIRA, Elisa Motta de Souza. As fichas de cultura do sistema Paulo Freire: um “ovo de Colombo”. In: GADOTTI, Moacir (org.). Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1989. (Biblioteca da Educação. Série 1. Escola, 4).
FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários: Revista da Universidade do Recife, n. 4, abr./jun. 1963.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
FREIRE, Paulo. Seminário Regional de Educação de Adultos, Recife, 1958. Em Aberto: “Sobre as 40 horas de Angicos, 50 anos depois”, Brasília, v. 26, n. 90, jul./dez. 2013.
GÓES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler (1961-1964): uma escola democrática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Educação Contemporânea).
JARA H. Oscar. Educação popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa, CEAAL, ENFOC, 2020.
NOFUENTES, Vanessa Carvalho. Um desafio do tamanho da nação: a campanha da Liga Brasileira Contra o Analfabetismo (1915-1922). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 59-72, set./dez. 1999.
PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos: contribuição à história da educação brasileira. São Paulo: Loyola, 1973.
SACAVINO, Susana. Direito humano à educação no Brasil: uma conquista de todos/as? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., Recife, 2006. Anais eletrônicos [...]. Recife, 2006. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/27_cap_3_artigo_05.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
SOARES, Leôncio. O I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. In: SOARES, Leôncio; FÁVERO, Osmar. I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; UNESCO, 2009. (Coleção Educação para Todos, 33).
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Renato Pontes Costa, José Elesbão Duarte Filho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).