MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico

Autores

  • Livian Lino Netto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL
  • Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.247

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro.

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Biografia do Autor

Livian Lino Netto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora formadora do Programa Pró-Funcionário do IFSUL, Licenciada em Sociologia, Especilista em Educação, Mestre em Educação

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSUL, Licenciada em Disciplinas da Educação Profissional, Especialista em Metodologias de Ensino, Mestre e Doutora em Educação

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Netto, L. L., & Barreiro, C. B. (2016). MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico. Movimento-Revista De educação , (4). https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.247