AS SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS AÇÕES CONSTITUTIVAS DO ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42698

Palavras-chave:

Pós-graduação em Educação. Professor do ensino superior. Psicologia Histórico-Cultural. Vivência.

Resumo

O texto é parte de uma tese doutoral e aborda questões referentes a estrutura do estudo na Pós-graduação em Educação mediado pelas significações produzidas pelo professor do ensino superior sobre suas vivências com as ações constitutivas do referido estudo. O objetivo é compreender a estrutura desse estudo e as particularidades das relações acadêmicas que o professor do ensino superior desenvolve com o mesmo. Utilizou-se como fundamento teórico-metodológico os aportes da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo, para esclarecer conceitos como o de estudo, atividade e vivência. Os dados foram produzidos por meio da colaboração de três professores do ensino superior em entrevistas memoriais, e, o processo analítico deu-se por meio da organização das narrativas em unidades temáticas e apreensão de categorias de análise para mediação da síntese analítica. No exame das significações produzidas pelo professor do ensino superior sobre as ações realizadas no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação foi possível constatar que as principais ações que se constituíram em vivências foram representadas pelas disciplinas, leituras, participação em eventos, grupo de estudos, relação com outros pares, e produção científica. As particularidades dessas ações foram representadas pelas significações dos professores sobre os sentidos produzidos sobre o estudo, e suas relações com os fins imediatos de cada ação. Assim, essas particularidades tinham em comum a finalidade de formação do pesquisador e, também, para os professores, a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Antonio Machado Araujo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO

Doutor em Educação (UFPI), Mestre em Educação (UFPI), Licenciado em História (UESPI). Graduado em Pedagogia (ISEPRO), Especialista em História das Culturas Afro-Brasileiras (FTC). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Educação - UFDPar. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana a - NEPSH. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Processos constitutivos da (trans) formação humana pela mediação da educação. Processos constitutivos da identidade do educador. Processos de produção de significados e sentidos da profissão docente, notadamente da formação e da atividade docente. Desenvolvimento profissional do educador, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético, Pedagogia Histórico Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7901115696539402. Parnaíba - Piauí- Brasil, E-mail: chiquinhophb@gmail.com.

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Maria Vilani Cosme de Carvalho é mestre, doutora e pós-doutora em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, atuando na área da Educação. Tem estudado, pesquisado e publicado sobre temáticas relativas aos processos constitutivos do ser educador, em especial da formação e prática docente, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural. Líder do grupo de pesquisa NEPSH (Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana).

E-mail: vilacosme@ufpi.edu.br

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Metamemória-memórias: memoriais rememorados/narrados/refletidos em Seminário de Investigação-Formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (orgs.). Memória, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN: São Paulo: Paulus, 2008.

BRASIL. Parecer nº 977/65. Aprovado em 3 de dezembro de 1965. Brasília: MEC/CEF, 1965. Disponível em: http://www.capes.gov.br/capes. Acesso em: 10 maio. 2017.

BRASIL. Comunicado nº 001/2012 – Área Educação. Considerações sobre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade na área. Brasília: MEC/Capes, 2012. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Interdisciplinaridade_Educacao.pdf. Acesso em: 26 de março de 2019.

BRASIL. Comunicado conjunto nº 001/2013 – Áreas de Ensino e de Educação. Perspectivas de cooperação e articulação. Brasília: MEC/Capes, 2013. Acesso em 20/03/2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/com_conj_edu_ensi.pdf

BRASIL. Requisitos para a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) – Educação. Brasília:MEC/CAPES, 2016. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Criterios_apcn_2semestre/Crit%C3%A9rios_de_APCN_2017_-_Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 10/01/2019.

LEFEBVRE, Henri. Lógica formal lógica dialética. 5. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividade e consciência. in: MAGALHÃES-VILHENA, Vasco de. Práxis: a categoria materialista de prática social. v. II. Lisboa: Livros Horizonte, 1980, p. 49-77.

RUBINSTEIN, Sergei Leonidovich. Princípios de Psicologia Geral. v.VI . 2. ed.Tradução: Manuel Gomes. Lisboa: Estampa, 1977.

TOASSA, Gisele. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. Tradução: Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, vol. 21, núm. 4, out-dez, 2010, pp. 681-701, 2010. Acesso em 12/10/2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003&lng=pt&tlng=pt

VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização e tradução: Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Machado Araujo, F. A., & Cosme de Carvalho, M. V. (2020). AS SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS AÇÕES CONSTITUTIVAS DO ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42698