O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes

Authors

  • Marisol Mello

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.86

Abstract

Este trabalho visa discutir os saberes de crianças que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade do Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma nação que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Pela linguagem, os sujeitos revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte os rondam a cada dia. Este trabalho busca, portanto, compreender as formas de pensar e de conhecer os povos colonizados, que ainda hoje, neste fim de século, lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados.

Palavras-chave: saberes; lixo; culturas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-18

How to Cite

Mello, M. (2013). O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes. Movement - Education Journal, (04). https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.86