O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes

Autores/as

  • Marisol Mello

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.86

Resumen

Este trabalho visa discutir os saberes de crianças que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade do Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma nação que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Pela linguagem, os sujeitos revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte os rondam a cada dia. Este trabalho busca, portanto, compreender as formas de pensar e de conhecer os povos colonizados, que ainda hoje, neste fim de século, lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados.

Palavras-chave: saberes; lixo; culturas.

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Publicado

2013-12-18

Cómo citar

Mello, M. (2013). O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes. REVISTA MOVIMIENTO, (04). https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.86