O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.86Résumé
Este trabalho visa discutir os saberes de crianças que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade do Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma nação que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Pela linguagem, os sujeitos revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte os rondam a cada dia. Este trabalho busca, portanto, compreender as formas de pensar e de conhecer os povos colonizados, que ainda hoje, neste fim de século, lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados.
Palavras-chave: saberes; lixo; culturas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.