O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes

Auteurs

  • Marisol Mello

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.86

Résumé

Este trabalho visa discutir os saberes de crianças que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade do Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma nação que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Pela linguagem, os sujeitos revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte os rondam a cada dia. Este trabalho busca, portanto, compreender as formas de pensar e de conhecer os povos colonizados, que ainda hoje, neste fim de século, lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados.

Palavras-chave: saberes; lixo; culturas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Artigos