Quando alunos colaboram para resolver um problema aberto e desafiante de matemática: categorias de discurso
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.184Abstract
Este artigo define e elabora categorias de práticas discursivas de alunos colaborando para resolver um problema aberto e desafiante de matemática, além de (também, este estudo) investigar como práticas discursivas influenciam o desenvolvimento de ideias e raciocínio matemático de alunos. Os dados para esta análise são um subconjunto de um corpo de dados de um estudo longitudinal e contínuo sobre o desenvolvimento de ideias de alunos que trabalham colaborativamente em pequenos grupos. A análise abordada aqui ilustra que alunos podem independente e autonomamente monitorar, estruturar e conduzir uma investigação de um problema matemático; sustentar os seus engajamentos com o problema para um periódico de tempo prolongado; e discursivamente desenvolver e implementar heurísticas e ideias matemáticas que levam até ao crescimento no entendimento matemático.
Palavras-chave: discurso; resolução de problemas matemáticos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.