O processo pedagógico da educação profissional do Senac
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.118Resumen
Aborda os processos de concepção, elaboração e implantação do projeto pedagógico do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Faz um breve histórico das ações da instituição nesse terreno, desde sua criação em 1946. Argumenta no sentido de demonstrar que a real complexidade envolvida nessas atividades não reside tanto no desenvolvimento do discurso, mas na efetiva incorporação da teoria nas/pelas práticas de sala de aula – esta entendida como “espaço artesanal de construção criativa do conhecimento”. Apresenta a proposta pedagógica em vigor no Sistema Senac – concebida em 1994 e atualmente em processo revisional em face da necessidade de adaptação às novas diretrizes oficiais para a educação profissional.
Palavras-chave: educação profissional; projeto pedagógico; construção do conhecimento; Senac.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.