A Criminologia e a polícia no Brasil na transição do século XIX para o XX

Autores

  • Francisco Linhares Fonteles Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168307

Palavras-chave:

Criminologia, criminoso, polícia, controle social, justiça criminal

Resumo

Esse artigo procura apresentar o percurso das teorias criminais advindas da Escola Italiana de Criminologia, surgida no século XIX, sua institucionalização e seu impacto entre os intelectuais brasileiros que pensaram as instituições policiais. Destaca as apropriações da obra de Cesare Lombroso e de outras escolas de pensamento criminológicas e suas relações com o discurso médico. Essas teorias encontraram guarida no pensamento social brasileiro, sobretudo entre os operadores da justiça criminal e segurança pública, preocupados em manter o controle social e que acabaram por estigmatizar os pobres, marginalizados socialmente. Produzem efeitos sobre a forma de abordagem policial, que destaca fatores como cor, renda, moradia e forma de se vestir, enfatizando estigmas sociais e consolidando a premissa de suspeição generalizada sobre os indivíduos pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Linhares Fonteles Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2005); foi bolsista CAPES no PROCAD - Programa de Cooperação Acadêmica dentro do convênio UFC/PROCAD/UNICAMP que possibilitou a realização do mestrado sanduiche no segundo semestre de 2003, na UNICAMP. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em História Social pela UFRJ (2015). Professor nos cursos de graduação em História e membro permanente do corpo docente do curso de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades - Polícia - Controle Social - História Social do Crime e Narrativas de Crime na Imprensa.

Downloads

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Fonteles Neto, F. L. (2016). A Criminologia e a polícia no Brasil na transição do século XIX para o XX. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 8(3), 543-559. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168307