A análise econômica do direito e o realismo jurídico norte-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810206

Palavras-chave:

história do processo, common law, análise econômica, realismo jurídico

Resumo

Este trabalho enfoca o desenvolvimento do Processo Ocidental iniciado de forma não profissional em Atenas, mas profissionalizado em Roma, que apresenta a forma de jurisdição limitada a simples declaração do direito. No período medieval, principalmente em decorrência do direito canônico, ocorre a formalização e burocratização dos julgados, modelo que passa a ser adotado de forma geral na Europa Continental. Contudo, optando por um sistema peculiar de administração da justiça denominado de common law, a Inglaterra afastou-se do modelo inquisitorial do direito canônico, tendo como base seu adversarial model. Seguindo os passos da metrópole inglesa, os Estados Unidos adotaram cultural e legalmente o common law e o júri, adaptando o sistema inglês às características próprias de sua nação. O desenvolvimento deste modelo no território Americano será marcado no início do século XX pelo surgimento do movimento do realismo jurídico norte-americano, como desconstrução do pensamento jurídico clássico, com seu declínio e ressurgimento da vertente reconstrutivista realista por meio da teoria crítica denominada Análise Econômica do Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyza Anzanello de Azevedo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Direito, Estado e Sociedade. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Membro do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Conhecimento (CEJEGD) da Universidade Federal de Santa Catarina. Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas em Análise Econômica do Direito (Law and Economics).

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Azevedo, L. A. de. (2018). A análise econômica do direito e o realismo jurídico norte-americano. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 10(2), 256-273. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810206