A análise econômica do direito e o realismo jurídico norte-americano
DOI:
https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810206Palabras clave:
história do processo, common law, análise econômica, realismo jurídicoResumen
Este trabalho enfoca o desenvolvimento do Processo Ocidental iniciado de forma não profissional em Atenas, mas profissionalizado em Roma, que apresenta a forma de jurisdição limitada a simples declaração do direito. No período medieval, principalmente em decorrência do direito canônico, ocorre a formalização e burocratização dos julgados, modelo que passa a ser adotado de forma geral na Europa Continental. Contudo, optando por um sistema peculiar de administração da justiça denominado de common law, a Inglaterra afastou-se do modelo inquisitorial do direito canônico, tendo como base seu adversarial model. Seguindo os passos da metrópole inglesa, os Estados Unidos adotaram cultural e legalmente o common law e o júri, adaptando o sistema inglês às características próprias de sua nação. O desenvolvimento deste modelo no território Americano será marcado no início do século XX pelo surgimento do movimento do realismo jurídico norte-americano, como desconstrução do pensamento jurídico clássico, com seu declínio e ressurgimento da vertente reconstrutivista realista por meio da teoria crítica denominada Análise Econômica do Direito.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Se solicita el envío, en anexo, de un término de transferencia de derechos de autor, conteniendo la firma del autor (de los autores), conforme el modelo abajo:
Yo/nosotros, ........................., autor(es) del trabajo: .........................., que sometemos a apreciación de Passagens: Revista Internacional de Historia Política y Cultura Jurídica, estoy(amos) informado(s) de las normas de publicación y estoy(amos) de acuerdo que sus derechos de autor sean transferidos para la Editorial de la publicación. Al mismo tiempo, me (nos) responsabilizo(amos) por el contenido del artículo presentado; y estoy(amos) dispuesto(s) a contribuir a la redacción para emprender los cambios sugeridos por los evaluadores y revisión de citas bibliográficas.
________________________, ____/____
Firma: _____________________________________