A messianização do líder: Propaganda de massas nos regimes comunistas e fascistas

Autores

  • Eduardo Vega Douctor Em Comunicaçao e Marketing. Professor em Eserp e Cedeu (universitários privados adscritos à Universidad Rey Juan Carlos) https://orcid.org/0000-0001-9176-2147

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810305

Palavras-chave:

Comunismo, fascismo, demagogia, propaganda, populismo

Resumo

Este artigo analisa os regimes ditatoriais do século XX que apresentavam tanto características homogêneas como heterogêneas. Partimos da suposição segundo a qual sua origem também foi das mais diversas: golpes militares, revoluções populares, movimento de massas no período pós-guerra e até em democracias legitimamente aceitas pela comunidade internacional. Nossa hipótese é que o grau de doutrinação das massas e de aceitação popular foi bastante diverso, sem esquecer que o poder concentrado nas mãos dos ditadores é imenso, mas igualmente gradual, do mero autoritarismo até a mais cruel tirania. Os ditadores precisaram lançar mão de habilidades de liderança, de talentos oratórios e de grandes doses de messianização popular, mesmo que contassem com o mais completo respaldo militar. Quando o povo está submetido a uma autoridade única e indiscutível, o líder precisa de contínuas ferramentas de aceitação popular no intuito de evitar futuras sublevações contra o cacique. O comunismo e o fascismo sempre se enfrentaram, mas é importante conhecer não somente o que os separa, como também o que os une.

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Biografia do Autor

Eduardo Vega, Douctor Em Comunicaçao e Marketing. Professor em Eserp e Cedeu (universitários privados adscritos à Universidad Rey Juan Carlos)

Eduardo Vega Fernández nasceu em Gijón, Asturias (Espanha) em 1987, é licenciado em Publicidade, Relações Públicas e Marketing pela Universidade de Gales (2009) e doutorado em Marketing pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid (2013), com a distinção Sobresaliente Cum Laude.

Vega foi Marketing Manager na multinacional Checa Arkon Flow Systems no ano de 2013 e em 2014 iniciou a carreira docente no Cesine Centro Universitario (Santander, España), na qualidade de professor de Estrategias de Marketing Internacional e na Eserp Business School Madrid como professor de Métodos de Decisión aplicados al MarketingDirección Estratégica y Política de Empresay Análisis del Mercado Turístico. A partir de setembro de 2017 amplia seu campo de trabalho em Cedeu Madrid.

No âmbito das sua publicações, destacam-se, desde 2012, os artigos de análise política e propagandística em periódicos espanhóis e iberoamaricanos. Tem participado como palestrante em numerosos congressos espanhóis e internacionais de Sociologia. Também em seis universidades portuguesas: Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa (Braga), Fernando Pessoa (Porto), Nova de Lisboa, Lusófona de Lisboa e Coimbra Business School.

Publicado

2018-10-15

Como Citar

Vega, E. (2018). A messianização do líder: Propaganda de massas nos regimes comunistas e fascistas. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 10(3), 425-439. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810305