O racismo em Monteiro Lobato segundo leituras de afogadilho

Autores

  • Aluizio Alves Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168208

Palavras-chave:

Racismo, Monteiro Lobato, censura, ideias sociais e políticas

Resumo

O artigo enfoca o recente debate sobre a obra de Monteiro Lobato analisando os argumentos de que se valem três textos de diferentes publicações veiculadas na década de 2010: um em revista acadêmica (Dados) e dois em semanários vendidos em banca de jornal (Carta Capital e Bravo). Os argumentos sustentados desconstroem a produção literária de Monteiro Lobato, retirando-o do panteão dos grandes nomes nacionais e reduzindo-o a eugenista/racista. O artigo ressalta a diferenças qualitativas que existem entre tomar a obra, a contribuição e o pensamento de um autor como objeto sistemático de estudo e o abordar tais questões às pressas por motivações conjunturais, realizando o que é definido como leitura de afogadilho. Metodologicamente a análise se baseia em instrumental de pesquisa de natureza histórico-sociológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluizio Alves Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

possui graduação em Ciências Sociais e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1977), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1971), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1975), doutorado em Estudos Comparados sobre a América Latina e o Caribe pela Universidade de Brasília/FLACSO (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1994). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e editor da Achegas.net - Revista de Ciência Política. Recentemente (2008) se aposentou como professor adjunto na Univercidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ideologia, pensamento social e político brasileiro, Estado e mídias globais. 

Downloads

Publicado

2016-05-28

Como Citar

Alves Filho, A. (2016). O racismo em Monteiro Lobato segundo leituras de afogadilho. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 8(2), 355-407. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168208