“Um novo Brasil”: a construção da Rodovia Transamazônica nas páginas da revista Manchete

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416301

Palavras-chave:

ditadura empresarial-militar, Transamazônica, imprensa hegemonia, revista Manchete

Resumo

Em edição especial, publicada em fevereiro de 1973, a revista Manchete descreveu as obras da rodovia Transamazônica – um dos projetos de maior envergadura da ditadura empresarial-militar – como a representação de “um novo Brasil”. Projetada no auge do “milagre” econômico, a construção da estrada beneficiou grandes empreiteiras e empresas mineradoras, sendo também responsável por graves violações de direitos humanos de povos indígenas e ribeirinhos, além de danos ambientais. A imprensa hegemônica, contudo, retratou a obra como símbolo de “desenvolvimento” e “progresso” para a região amazônica. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo problematizar a cobertura da construção da Transamazônica pela revista Manchete. Pertencente ao grupo Bloch, Manchete foi um dos periódicos mais influentes do país, estando fortemente atrelada ao regime ditatorial. Com base no aparato teórico-metodológico gramsciano, buscaremos demonstrar, ao longo do texto, como a revista atuou como aparelho “privado” de hegemonia, no sentido de defesa do projeto rodoviário e de construção de seu consenso junto à sociedade.

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Biografia do Autor

Rafael Vaz da Motta Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF). Entre 2014 e 2018 realizou estágio pós-doutoral como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (PPGHS/UERJ-FFP), desenvolvendo a pesquisa "A privatização dos bancos estaduais na imprensa brasileira (1995/2002)". Entre 2019 e 2021 foi bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa e Docência (PAPD - Docência). Entre 2021 e 2022 foi bolsista do Programa de Pós-Doutorado Sênior da Faperj (PDS/Faperj). Atualmente é professor visitante do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP), com bolsa do Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense da Faperj (JPF/Faperj). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS/UERJ-FFP), atuando na linha de pesquisa "Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder". É coordenador do LEHI - Laboratório de Economia e História (UFRRJ/CNPq); vice-coordenador e pesquisador associado ao TEMPO - Núcleo de Estudos sobre Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder (UERJ-FFP/CNPq); e pesquisador associado ao POLIS - Laboratório de História Econômica e Social (UFF/CNPq). Membro do GT Empresariado e Ditadura no Brasil. Possui experiência nas áreas de História Contemporânea e História do Brasil Contemporâneo.

Referências

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Brandão, R. V. da M. (2024). “Um novo Brasil”: a construção da Rodovia Transamazônica nas páginas da revista Manchete. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 16(3), 332-351. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416301