La escucha a partir de la naturaleza y la observación en <em>Gran Sertón: Veredas</em>, de João Guimarães Rosa

Autores/as

  • Gisálio Cerqueira Filho Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168308

Palabras clave:

Método clínico, Psicoanálisis en extensión, Guimarães Rosa, <em>Gran Sertón, Veredas</em>

Resumen

El método clínico, como lo demostró Manoel T. Berlinck, es el resultado de una cierta posición de pasividad; de ahí la idea de ‘atención flotante” en la escucha psicoanalítica propuesta por Freud. Se trata de rellenar un vacío que está ocupado por una representación, o sea por algo cuya existencia es ausente aún cuando está presente. La observación implica el trío R.S.I. (Real/Simbólico/Imaginario) de J. Lacan y comprende también el sinsentido, lo extraño, el Umheimlich freudiano. Nos basamos en los conceptos de naturaleza (Sertão/Sertanejo) y de observación para interpretar las representaciones de los matones (jagunços) presentes en los relatos y los neologismos amorosamente buscados por Guimarães Rosa. El objetivo es presentar una ética inscripta en el mantenimiento del deseo, y eso a pesar de las sorpresas de la contingencia y de los laberintos que la vida nos obliga a transitar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisálio Cerqueira Filho, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Gisálio Cerqueira Filho celebra em 2015, pouco mais de meio centenário com professor no Rio de Janeiro; 44 anos como professor do ensino superior do Brasil. No correr do corrente ano sua obra estará sendo discutida em eventos a serem divulgados. Professor Titular de Teoria Política da UFF - Universidade Federal Fluminense, campus do Gragoatá, Niterói, R.J. Presidente do Forum Universitário Mercosul (FoMerco), eleito para o biênio Setembro de 2009 a setembro de 2011. GISÁLIO CERQUEIRA FILHO é graduado (Bacharel e Licenciado) em Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil , FNFi - UB (1969), hoje UFRJ. especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa pela FGV- RJ (1971), Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1975), Doutor em Ciência Política pela USP (1980) com pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa, Portugal (1999). Professor Titular de Sociologia (aposentado) da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professor Associado Doutor Avançado (aposentado) da PUC-RIO. Ex-diretor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO (1983-1988). Exerceu mandato como professor eleito na qualidade de representante do CCS (PUC-RIO) no Conselho Curador da Fundação Padre Leonel Franca. Ex-professor do Programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Foi membro fundador e diretor executivo do Socii ( Pesquisadores Associados em Ciências Sociais ), uma das primeiras organizações de pesquisa independente neste campo no Brasil, grupo formado por diversos pesquisadores e professores na década de 70. Atua como pesquisador sênior no Laboratório Cidade e Poder (LCP/ PPGH/ UFF) e na Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF).. É Professor orientador do Programa de Pós-graduação (Mestrado / Doutorado) em Ciência Política da UFF (PPGCP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e ideologia, estado democrático, ideologia e direito, politica e psicanálise, história política, direito e sociedade. É membro do Research Committee on Sociology of Law (RCSL/ ISA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Nacional de História (ANPUH). É membro do Conselho Editorial da Editora Escuta, São Paulo, e do Conselho Consultivo da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Qualis A-1). É editor de PASSAGENS -Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica (on line) - Qualis B-1. Por muitos anos foi pesquisador do CNPq., alcançando o nível I . Tem atuado como consultor ad-hoc da CAPES e da FAPERJ. Desde 2010 vem trabalhando no âmbito dos convênios internacionais do Laboratório Cidade e Poder (LCP-PPGH/ UFF) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL-ISCSP) e Universidade de Buenos Ayres (UBA-GEHBP). Desde setembro de 2011 dirige o Núcleo Observando o Sul (NOS) no LCP-UFF.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-03

Cómo citar

Cerqueira Filho, G. (2016). La escucha a partir de la naturaleza y la observación en <em>Gran Sertón: Veredas</em>, de João Guimarães Rosa. Revista Internacional De Historia Política Y Cultura Jurídica, 8(3), 560-571. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168308

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>