‘Bando de ideias novas”: circulação ideias e redes de sociabilidade entre Recife e Bahia
DOI :
https://doi.org/10.15175/1984-2503-201911205Mots-clés :
Escola do Recife, periodismo jurídico, História do Direito, cultura religiosaRésumé
Este artigo analisa o contexto de inovação epistemológica no Brasil na passagem à modernidade através da experiência da Escola do Recife. Ao mesmo tempo, reconstitui sua área de influência a partir das redes de sociabilidades estabelecidas por seus intelectuais. Diante da intensa circulação de ideias naquelas décadas finais do Império e início da República, da constituição de uma situação de crise que levaria ao fim de um e início da outra, nos perguntamos qual o lugar da Escola do Recife, tanto no campo acadêmico da Faculdade de Direito do Recife quanto a seu raio de influências regionais. As disputas intelectuais no Brasil daquela conjuntura devem ser capturadas não só no plano das ideias expostas, mas na trama das relações sociais em que se deu a circulação dessas ideias. As redes de sociabilidade estabelecidas pelos intelectuais da Escola de Recife serão observadas através do periodismo jurídico, tendo como fonte a Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife e observando sua área de influência; especialmente, na formação da Faculdade Livre de Direito da Bahia e sua revista acadêmica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs devront joindre à leur texte une attestation dûment signée de cession des droits d’auteur, selon le modèle ci-dessous :
Je/nous, soussigné(s) ..................... , auteur(s) du texte : ................................, soumis à l’appréciation de la revue Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, ai (avons) pris connaissance des normes de publication et accepte (acceptons) que les droits d’auteur relatifs au texte soumis soient cédés à l’éditeur de la publication. J’assume (nous assumons) en outre la responsabilité du contenu de l’article; et est (sommes) prêt à contribuer à la rédaction de bon marché à entreprendre les changements suggérés par les évaluateurs et l'examen des citations bibliographiques.
__________________, ____/_____
Signature : ________________________________