Do amor pela obediência: Comentários sobre a liberdade e a irracionalidade do direito

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012305

Mots-clés :

Justiça, Razão, Liberdade, Obediência, Amor

Résumé

A capacidade de escolher com base na percepção de um raciocínio lógico é o sustentáculo da justiça como sistema normativo moderno. É o que possibilita a responsabilização de um indivíduo por seus atos, ou seja, que permite a sua classificação como criminoso ao violar a lei. É também esse ideal de liberdade que coloca o direito e a justiça como produtos da vontade do ser humano na tradição ocidental. Este artigo questiona esta tradição para, através de intersecções com a política e a filosofia, problematizar a questão do justo e do injusto a partir da perspectiva de que a obediência, apesar de poder ser uma escolha, não é escolha necessariamente racional.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Ana Maria Lombardi Daibem, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP
    Doutora em Educação pela UNESP. Mestre em Administração da Educação pela UNIMEP. Pedagoga. Docente do programa de pós-graduação em Bioética (mestrado e doutorado) e no mestrado profissional em Nutrição do Centro Universitário São Camilo.
  • Matheus Bento Costa, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP
    Bacharel em Direito e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado. Membro do Grupo de Estudos Família e Felicidade (GEFam/Mackenzie). Membro dos Grupos de Pesquisa Políticas Públicas como instrumento de efetivação da Cidadania e; Os Parlamentos Latino-Americanos (Mackenzie).

Téléchargements

Publié

2020-10-09 — Mis(e) à jour 2022-01-30

Versions

Comment citer

Do amor pela obediência: Comentários sobre a liberdade e a irracionalidade do direito. (2022). Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 12(3), 430-456. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012305 (Original work published 2020)