Sobre a Revista

A revista SEDE DE LER, vinculada ao Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Faculdade de Educação da UFF, promove a divulgação de um conjunto de ações que buscam contribuir com a formação continuada de professores e demais trabalhadores da educação, sobretudo no que se refere aos seguintes temas: alfabetização, leitura literária, práticas de ler-escrever, multiletramentos, educação linguística e literária em língua portuguesa e línguas adicionais. Seu objetivo é divulgar resultados parciais ou completos de práticas e estudos desenvolvidos em ações de extensão, com ênfase em artigos e relatos de experiência. Reunindo professores, licenciandos e estudantes da educação básica para debater as práticas de leitura e escrita nos diferentes segmentos de ensino, a revista se configura produto aglutinador de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas a essa temática. Mediante organização de um calendário semestral, serão lançados dois números da revista (janeiro-junho/julho-dezembro). Esperamos, como principais resultados, fortalecer a relação comunidade-universidade, essa última sempre precisando assumir a responsabilidade sobre a formação de professores para a atuação engajada nas escolas, inclusive pelo viés extensionista. Defendemos a imprescindibilidade da inserção dos licenciandos e dos professores das escolas públicas, de modo dialógico e interdisciplinar, nas práticas sociais letradas próprias da esfera acadêmica, assim como se defende a abertura da universidade para os docentes já trabalhadores dessas escolas, a fim de que eles participem ativamente dessas mesmas práticas.

Notícias

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2020): SEDE DE LER - Número Atemático (jan-jun/2020)
					Visualizar v. 7 n. 1 (2020): SEDE DE LER - Número Atemático (jan-jun/2020)
A sétima edição da Sede de Ler reafirma o compromisso do Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), e de seus interlocutores com o fortalecimento do diálogo entre universidade, escola e sociedade mediante desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão de qualidade enredadas na formação humana. Preservando seu caráter extensionista, esta edição elucida, nos textos publicados, um profundo envolvimento com a ampliação do debate sobre as práticas de leitura e escrita no contexto educacional em intercâmbio com as desenvolvidas no contexto acadêmico.
Publicado: 2020-10-21

Apresentação

Verbete

Relato de Experiência

Resenha

Texto Literário

Ver Todas as Edições