Recontextualização da Cultura Clássica na Educação Básica

uma experiência dentro de uma biblioteca escolar

Autores

  • Bárbara Siqueira Martins Universidade Federal Fluminense
  • Thaísa Regly de Moura Souza Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Estudos Clássicos, Fábulas, Aplicação de Projeto.

Resumo

Ainda hoje, as universidades formam professores habilitados para aplicar conteúdos sobre língua e literatura clássica. No entanto, esses e outros estudos humanísticos deixaram paulatinamente o currículo da Educação Básica. Diante de tal quadro, como estudantes de Letras Clássicas, e amparadas por orientação docente, elaboramos um projeto de pesquisa na licenciatura que trabalhou com a recontextualização do discurso clássico com base no gênero fábula. Este muito presente na Antiguidade Clássica e com relevância social na contemporaneidade. Como participantes desta pesquisa contamos com alunos do 7º ano do ensino fundamental do Coluni (colégio de aplicação da Universidade Federal Fluminense) e nossas atividades ocorreram durante estágio obrigatório da disciplina Prática e Pesquisa de Ensino (PPE). O projeto foi realizado na biblioteca da escola, justamente pela falta de espaço para o estudo desse conteúdo, tão caro para formação cultural dos discentes, em sala de aula. Neste artigo, relatamos sobre a experiência de aplicação desse projeto de resgate da literatura clássica por meio de textos de Esopo e Fedro, fabulistas grego e romano, respectivamente, bem como da releitura de suas fábulas pelo olhar de autores brasileiros mais atuais. Com base no trabalho de Peter Burke (2010) sobre linguagem e comunidade e na concepção de ensino dos estudos do professor de Linguística Aplicada Moita Lopes (1996), obtivemos êxito na aplicação do projeto e uma produção narrativa coletiva, apesar das intempéries, além de discussões enriquecedoras com os alunos acerca dos reflexos da função do gênero fábula nas sociedades do passado e do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Siqueira Martins, Universidade Federal Fluminense

BÁRBARA SIQUEIRA MARTINS Graduada em licenciatura em Letras Português e Grego pela UFF (2020). Em 2018, participou do Projeto de Desenvolvimento Acadêmico Contar histórias e viver a cidade, do Laboratório de Ações Culturais (LABAC-UFF). Nesse mesmo ano, ingressou como bolsista da CAPES no Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, concluindo suas atividades no projeto em 2020.

Thaísa Regly de Moura Souza, Universidade Federal Fluminense

THAÍSA REGLY DE MOURA SOUZA possui licenciatura em Letras Português e Latim pela UFF (2019). Foi bolsista duas vezes pelo programa de Iniciação Científica pela FAPERJ, com pesquisas focadas no naturalista Karl F. P. von Martius e na Historiografia da Linguística.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BURKE, Peter. Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa Moderna. Tradução Cristina Yamagami. São Paulo: Unesp, 2010.

CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira. O Imperial Collegio de Pedro II e o Ensino Secundário da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MALTA, André. Apresentação às Fábulas de Esopo. In: ESOPO. Fábulas, seguidas do romance de Esopo. Tradução André Malta e Adriane da Silva Duarte. São Paulo: Editora 34, 2017.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha; DOS SANTOS, Marcos André Menezes. “O lobo e o cordeiro” e “A raposa e as uvas”: Uma leitura comparada – Fedro, Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato E Millôr Fernandes. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, v. 18, n. 3, p. 100-110, 2014. Disponível em http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/min_ofic/010.pdf. Acesso em: 16 de jul. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

MARTINS, B. S.; SOUZA, T. R. DE M. Recontextualização da Cultura Clássica na Educação Básica: uma experiência dentro de uma biblioteca escolar. Sede de Ler, v. 8, n. 1, p. 51-58, 1 jun. 2021.