Recontextualização da Cultura Clássica na Educação Básica
uma experiência dentro de uma biblioteca escolar
Palavras-chave:
Estudos Clássicos, Fábulas, Aplicação de Projeto.Resumo
Ainda hoje, as universidades formam professores habilitados para aplicar conteúdos sobre língua e literatura clássica. No entanto, esses e outros estudos humanísticos deixaram paulatinamente o currículo da Educação Básica. Diante de tal quadro, como estudantes de Letras Clássicas, e amparadas por orientação docente, elaboramos um projeto de pesquisa na licenciatura que trabalhou com a recontextualização do discurso clássico com base no gênero fábula. Este muito presente na Antiguidade Clássica e com relevância social na contemporaneidade. Como participantes desta pesquisa contamos com alunos do 7º ano do ensino fundamental do Coluni (colégio de aplicação da Universidade Federal Fluminense) e nossas atividades ocorreram durante estágio obrigatório da disciplina Prática e Pesquisa de Ensino (PPE). O projeto foi realizado na biblioteca da escola, justamente pela falta de espaço para o estudo desse conteúdo, tão caro para formação cultural dos discentes, em sala de aula. Neste artigo, relatamos sobre a experiência de aplicação desse projeto de resgate da literatura clássica por meio de textos de Esopo e Fedro, fabulistas grego e romano, respectivamente, bem como da releitura de suas fábulas pelo olhar de autores brasileiros mais atuais. Com base no trabalho de Peter Burke (2010) sobre linguagem e comunidade e na concepção de ensino dos estudos do professor de Linguística Aplicada Moita Lopes (1996), obtivemos êxito na aplicação do projeto e uma produção narrativa coletiva, apesar das intempéries, além de discussões enriquecedoras com os alunos acerca dos reflexos da função do gênero fábula nas sociedades do passado e do presente.
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Referências
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