Recontextualização da Cultura Clássica na Educação Básica

uma experiência dentro de uma biblioteca escolar

Autores

  • Bárbara Siqueira Martins Universidade Federal Fluminense Autor
  • Thaísa Regly de Moura Souza Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

Estudos Clássicos, Fábulas, Aplicação de Projeto.

Resumo

Ainda hoje, as universidades formam professores habilitados para aplicar conteúdos sobre língua e literatura clássica. No entanto, esses e outros estudos humanísticos deixaram paulatinamente o currículo da Educação Básica. Diante de tal quadro, como estudantes de Letras Clássicas, e amparadas por orientação docente, elaboramos um projeto de pesquisa na licenciatura que trabalhou com a recontextualização do discurso clássico com base no gênero fábula. Este muito presente na Antiguidade Clássica e com relevância social na contemporaneidade. Como participantes desta pesquisa contamos com alunos do 7º ano do ensino fundamental do Coluni (colégio de aplicação da Universidade Federal Fluminense) e nossas atividades ocorreram durante estágio obrigatório da disciplina Prática e Pesquisa de Ensino (PPE). O projeto foi realizado na biblioteca da escola, justamente pela falta de espaço para o estudo desse conteúdo, tão caro para formação cultural dos discentes, em sala de aula. Neste artigo, relatamos sobre a experiência de aplicação desse projeto de resgate da literatura clássica por meio de textos de Esopo e Fedro, fabulistas grego e romano, respectivamente, bem como da releitura de suas fábulas pelo olhar de autores brasileiros mais atuais. Com base no trabalho de Peter Burke (2010) sobre linguagem e comunidade e na concepção de ensino dos estudos do professor de Linguística Aplicada Moita Lopes (1996), obtivemos êxito na aplicação do projeto e uma produção narrativa coletiva, apesar das intempéries, além de discussões enriquecedoras com os alunos acerca dos reflexos da função do gênero fábula nas sociedades do passado e do presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Siqueira Martins, Universidade Federal Fluminense

    BÁRBARA SIQUEIRA MARTINS Graduada em licenciatura em Letras Português e Grego pela UFF (2020). Em 2018, participou do Projeto de Desenvolvimento Acadêmico Contar histórias e viver a cidade, do Laboratório de Ações Culturais (LABAC-UFF). Nesse mesmo ano, ingressou como bolsista da CAPES no Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, concluindo suas atividades no projeto em 2020.

  • Thaísa Regly de Moura Souza, Universidade Federal Fluminense
    THAÍSA REGLY DE MOURA SOUZA possui licenciatura em Letras Português e Latim pela UFF (2019). Foi bolsista duas vezes pelo programa de Iniciação Científica pela FAPERJ, com pesquisas focadas no naturalista Karl F. P. von Martius e na Historiografia da Linguística.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BURKE, Peter. Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa Moderna. Tradução Cristina Yamagami. São Paulo: Unesp, 2010.

CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira. O Imperial Collegio de Pedro II e o Ensino Secundário da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MALTA, André. Apresentação às Fábulas de Esopo. In: ESOPO. Fábulas, seguidas do romance de Esopo. Tradução André Malta e Adriane da Silva Duarte. São Paulo: Editora 34, 2017.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha; DOS SANTOS, Marcos André Menezes. “O lobo e o cordeiro” e “A raposa e as uvas”: Uma leitura comparada – Fedro, Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato E Millôr Fernandes. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, v. 18, n. 3, p. 100-110, 2014. Disponível em http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/min_ofic/010.pdf. Acesso em: 16 de jul. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Recontextualização da Cultura Clássica na Educação Básica: uma experiência dentro de uma biblioteca escolar. Sede de Ler, Niterói, v. 8, n. 1, p. 51–58, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/46224. Acesso em: 7 dez. 2025.