Código de Conduta Ética
A Revista adota boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. Os autores que enviam artigos para a revista enviam, obrigatoriamente, Declaração de Originalidade, assegurando, também, que o trabalho não foi publicado e que não está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
A revista adota as diretrizes da Committee on Publication Ethics (COPE) e é signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA).
Deveres e responsabilidades gerais dos autores da revista:
. Garantir que o material submetido esteja de acordo com as diretrizes e políticas exigidas pela revista durante o processo de submissão
. Garantir que o trabalho não foi publicado e que não está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
. Garantir a integridade e acessibilidade aos dados apresentados no seu material.
. Atestar a autoria e originalidade do material submetido, reconhecendo citações e referências feitas a materiais de outros autores.
. Reconhecer, quando for o caso, a participação de todos os co-autores.
. Não divulgar informações confidenciais sem que haja a autorização dos envolvidos.
. Estar ciente da política de direitos autorais, declarada pela revista.
. Caso seja detectado algum conflito de interesse, o autor deve informar aos editores o mais rápido possível.
. Caso o autor detecte algum erro ou inequação no seu trabalho, o mesmo deve entrar em contato com os editores para que haja uma retificação do material publicado
Deveres e responsabilidades gerais dos editores da revista: os editores e sua equipe editorial são responsáveis por tudo o que for publicado em seu periódico. Portanto, os editores e equipe editorial devem:
Esforçar-se para atender as necessidades do Conselho Editorial, Comitê Científico, leitores e autores;
Aperfeiçoar constantemente a revista, para a socialização do conhecimento científico da área de Trabalho-Educação e/ou dos campos de conhecimentos que a analisa;
Garantir a qualidade do material que publicam, seguindo as inovações tecnológicas dos sistemas de publicação.
Defender a liberdade de expressão e o diálogo crítico com a sua política editorial.
Reunir-se ou comunicar-se com o Conselho Editorial e Comitê Científico periodicamente ou quando achar necessário.
Manter a integridade dos registros acadêmicos para qualquer possibilidade de demonstração para os setores pertinentes, quando necessário.
Impedir que interesses comerciais e burocráticos (públicos ou privados) comprometam os padrões intelectuais da editoração, como sua própria concepção de editoração.
Publicar, quando necessário, correções, esclarecimentos, retratações e desculpas.
Garantir que o processo de avaliação por pares aconteça, de forma justa, transparente e eficiente, em acordo com a política de avaliação adotada pela revista.
Analisar o material recebido pelo seu conteúdo intelectual sem detrimento a raça, gênero, sexualidade e religião, em acordo com a linha/política editorial da revista.
Estabelecer, junto a revista, uma linha de comunicação transparente para casos de contestação da decisão editorial.
Não influenciar artificialmente métricas, dados e avaliações, garantindo a integridade e confiabilidade de quaisquer informações apresentadas e classificações obtidas pela revista.
Prezar pela confidencialidade do material submetido e privacidade dos autores e avaliadores envolvidos com a revista.
Sinalizar a o Conselho Editorial e Comitê Científico caso haja a possibilidade de acorrer algum conflito de interesse por parte do editor.