Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar sua conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores/as.
  • Preenchimento na Plataforma OJS de todas as informações relativas a todos os autores. Página de Cadastramento: nome completo, nome público de preferência (ex. Profa Dra Joana Silva), e-mail, país, link para o Lattes em URL, ORCID ID, filiação institucional (por extenso e com as siglas) e resumo da biografia.
  • Observar os deveres e responsabilidades gerais previstos no Código de Conduta Ética.
  • O artigo deverá ser carregado no formato do Template disponível nas normas de submissão.
  • O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018-Revisada e NBR 10520/2017) e passar por revisão linguística especializada. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Desde o momento da submissão até a publicação do texto, os arquivos deverão ser submetidos pela Plataforma OJS e, excepcionalmente, enviados pelo e-mail da revista, a pedido dos editores.
  • Preenchimento da Declaração de Originalidade, que deverá ser enviada junto com o arquivo durante a submissão. A declaração pode ser encontrada na aba de "Submissões" no site da revista.
  • O(s) autor(es), no máximo três, deve(m) submeter o texto do artigo sem identificação de autorias e sem informações sobre o(s) autor(es). O preenchimento das informações será realizado após o resultado do processo de avaliação do artigo submetido.
  • O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Trabalho Necessário.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Trabalho Necessário (ISSN: 1808-799X) é uma publicação eletrônica, de periodicidade quadrimestral, do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate/UFF, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das Ciências Sociais e Humanas. 

A Revista procura recuperar em seu título um dos conceitos centrais do pensamento marxiano, ou seja, o trabalho como atividade vital da espécie humana, compreendendo que o embate político - teórico e prático – pela superação da sociedade produtora de mercadorias não pode ser deixado de lado. Enfim, o trabalho será sempre necessário.

Os temas abrigados por Trabalho Necessário serão preferencialmente ligados à formação humana e às práticas educativas que se efetivam no âmbito institucional ou nos movimentos e lutas que se dão em diferentes espaços-tempos sociais.

A política editorial da Trabalho Necessário pauta-se pelo esforço de compreensão e reconstrução, no plano teórico, das diferentes mediações sociais constitutivas da relação entre o mundo do trabalho e a educação, elegendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, norteador da crítica da economia política, que conduz a uma visão histórica da sociedade de classes. Ao buscar nos fenômenos as múltiplas determinações ou mediações que os constituem, relacionando parte-todo, sujeito-objeto ou subjetividade-objetividade, passado-presente, dentro de uma totalidade histórica, o materialismo histórico se contrapõe aos referenciais idealista, empiricista, estrutural-funcionalista, pós-estruturalista e pós-moderno que também analisam de diferentes formas, o capitalismo.

Nesse sentido, a linha editorial da Trabalho Necessário considera que, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento está sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Depreende-se disso que, na permanente disputa de leitura de significação da realidade torna-se impossível a mera soma de teorias, como pretende o ecletismo. Obviamente, entretanto, podem ocorrer, como sugere Gramsci, incorporações de aspectos das teorias em disputa, que concorram para a compreensão da realidade da forma mais ampla possível.  

Trabalho Necessário esclarece, finalmente, que está aberta à apreciação de textos que se substanciem em referenciais teórico-metodológicos divergentes de sua linha editorial, desde que explicitem uma coerência interna no âmbito ontológico e epistemológico, e que estimulem um debate fecundo na relação crítica com esta política editorial.

 

INSTRUÇÕES GERAIS 

A Revista edita Números Temáticos organizados por grupos de pesquisa associados ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate, considerando sua afinidade com a linha editorial da revista. Como meio de veiculação e mediação do pensamento crítico em relação ao mundo do trabalho, à formação humana e as relações históricas entre trabalho e educação, os Números Temáticos serão compostos por artigos de autores convidados e artigos enviados espontaneamente, todos inéditos. Em caráter de fluxo contínuo, a TN continuará recebendo artigos com outras temáticas. Todos os textos deverão respeitar as normas de publicação da revista e os prazos estabelecidos pelos editais, para posterior avaliação.

A publicação de artigos (número temático e outras temáticas), ensaios e resenhas está condicionada a dois pareceres emitidos por membros do Comitê Científico, do Conselho Editorial e/ou de colaboradores ad hoc. Em caso de divergências, será solicitado um terceiro parecer. Problemas específicos serão avaliados e decididos pelos Editores.  Para as seções Homenagem, Clássicos, Entrevista, Teses / Dissertações (resumo expandido) e Memórias e Documentos os textos receberão a avaliação e aprovação dos editores da Revista em conjunto com  membros do Comitê Científico, do Conselho Editorial ou Organizadores dos Números Temáticos que convidaram o(s) autor(es) para compor as respectivas seções.

A seleção de trabalhos para publicação, em conformidade com o formulário de avaliação, toma como critérios básicos a sua relevância e pertinência para a linha editorial da Revista, a consistência e rigor na abordagem teórica, na metodologia e argumentação, a interlocução com a produção marxista, bem como a correção e clareza na construção do texto.

O processo de seleção ou tempo estimado da submissão à publicação do texto corresponderá ao período de 04 a 06 , podendo ser expandido por motivo de força maior.

O resultado do processo de submissão se dará por Decisão Editorial, correspondendo à avaliação por pares duplo cego ou pelos editores, sendo comunicado aos autores/as por e-mail. Todo processo também poderá ser acompanhado pelo Sistema OJS.  

O resultado do processo da submissão, segundo o formulário de avaliação e o sistema OJS, pode ser: a) Aceitar para publicação na presente forma (sendo necessário a inclusão de dados pré-textuais); b) Aceitar para publicação com correções obrigatórias (em termos de revisão linguística, número de caracteres, de modificações sugeridas pelos pareceristas, além de inclusão de dados pré-textuais); c) Submeter a uma nova rodada de avaliação (demanda correções obrigatórias e modificações substantivas indicadas pelos pareceristas que as exigiram); d) Submeter a outra revista (não está de acordo com o foco e escopo da revista); e) Não aceitar (o manuscrito não apresenta condição de ser publicado).  

. No momento de pré-avaliação dos textos, os editores se reservam o direito de não aceitar trabalhos que fujam à política editorial e às diretrizes e normas de publicação, conforme instruções para os autores.

.  Os editores se reservam o direito de sugerir e realizar alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação. Da mesma forma, reservam o direito de cancelar a publicação de textos cuja revisão final indique a necessidade de ajustes que não tenham sido realizados pelos autores no prazo determinado. 

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS 

Os trabalhos podem ser encaminhados em português ou espanhol e, excepcionalmente, em outro idioma. 

 Os textos não podem ser submetidos ou avaliados, simultaneamente, por outros periódicos; devem ser originais e inéditos e, preferencialmente, resultantes de pesquisas.

 . Os artigos devem ter no mínimo 30 mil e, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.

. Os ensaios devem ter no mínimo 15 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notasEstes poderão assumir a forma de texto ou de ensaio fotográfico, mesclando imagens e texto.

. Os artigos e ensaios em formato de texto devem apresentar resumo com até 600 caracteres com espaços, e de três a cinco palavras-chave. 

 . As resenhas devem ter no mínimo 7 mil e, no máximo, 10 mil caracteres com espaços. Destinam-se à apresentação, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 1 ano da última edição da revista). Deve conter posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância para o campo de estudos e pesquisa sobre Trabalho-Educação. A formatação segue as mesmas orientações para os artigos, tendo que conter a referência bibliográfica completa da obra resenhada.

. As seções Homenagem, Clássicos e Entrevistas serão de responsabilidade dos editores, podendo ser sugeridas pelos Conselho Editorial, Comitê Científico e Organizadores dos Números Temáticos. Não poderão ultrapassar 30 mil caracteres com espaço. Não há a necessidade de apresentação dos resumos.

. As Teses e Dissertações serão indicadas pelos editores, Conselho Editorial, Comitê Científico e organizadores do Número Temático. Os resumos expandidos devem ter no mínimo 7 mil e, no máximo, 10 mil caracteres com espaços, incluindo palavras-chave, referências bibliográficas e notas.

. Para a seção Memória e Documentos serão convidados pesquisadores do campo Trabalho-Educação e outros campos do conhecimento. Os textos serão avaliados pelos editores. Devem ter no mínimo 7 mil e, no máximo, 10 mil caracteres, com espaço. O texto apresentado deve estar separado do documento analisado pelo o autor.

. Os manuscritos devem ser encaminhados exclusivamente on line, devendo o(s) autor(es) fazer o cadastro no sistema da Revista Trabalho Necessário (OJS). Outra comunicação poderá ser realizada no e-mail revistatrabalhonecessario@gmail.com , caso seja imprescindível. 

 . No ato da submissão, todos os dados de identificação dos autores (no máximo três) deverão estar preenchidos nos campos apropriados da página de cadastramento (nome completo, maior titulação com a instituição e país por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas, áreas de avaliação ou estudos, telefone, e-mail para contato com os editores, número do ORCID, Curriculum Vitae (em formato Lattes, para autores brasileiros).

 . O(s) autor(es), no máximo três, devem submeter o texto do artigo sem identificação de autorias e sem informações sobre o(s) autor(es). O preenchimento das informações será realizado após o resultado do processo de avaliação do artigo submetido.

 . O texto deve passar por revisão linguística especializada e estar de acordo com a ABNT (NBR 6023/2018-Revisada e NBR 10520/2017) contidas no Template disponibilizado. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

. Os editores se reservam o direito de não aceitar trabalhos que fujam à política editorial e às diretrizes e normas de publicação, conforme instruções para os autores.

.  Os editores se reservam o direito de sugerir e realizar alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação. Da mesma forma, reservam o direito de cancelar a publicação de textos cuja revisão final indique a necessidade de ajustes que não tenham sido realizados pelos autores, conforme os pareceres, no prazo determinado. 

. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Trabalho Necessário.

 

ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

 . Os trabalhos devem estar no formato A4, MS Word, Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm, sem espaço entre parágrafos e com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.

. As margens: esquerda e superior devem ser de 3 cm e a inferior e direita de 2,0 cm.

. O trabalho tem que conter título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês.

. O título em língua portuguesa deve ser em Arial 12, centralizado, em negrito, caixa alta, espaçamento 1.5, com até 120 caracteres, com espaço. Depois do título, colocar com espaçamento simples o nome do autor.  No caso de haver 2 ou 3 autores, os nomes devem estar separados por espaçamentos simples.

. O resumo em língua portuguesa deverá ser em Arial 10.

. Os títulos em língua espanhola e em língua inglesa deverão ser em Arial 10, com alinhamento à esquerda, negrito, caixa alta e espaçamento simples. Deve vir abaixo do resumo em português. O resumo na língua espanhola é o segundo na ordem, depois do resumo de língua portuguesa e por último o resumo em língua inglesa. Os respectivos resumos e palavras- chave deverão ser em Arial 10, espaçamento simples.

. Os títulos das seções e subseções em Arial 12, em negrito, caixa alta e baixa, alinhados à margem esquerda, com espaçamento simples entre linhas, e espaçamento 1,5 cm entre os títulos e subseções das seções e o texto. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.

. A versão final dos textos aprovados devem conter, em nota de rodapé, as seguintes informações, em Arial 10, espaçamento simples entre linhas, justificado:  nome do(s) autor(es), titulação (instituição e país por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas), áreas de avaliação ou estudos, e-mail, ORCID e link do Lattes.

. As notas de rodapé devem ser explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer em pé de página, com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as notas de rodapé, citações longas, para a indicação da fonte (autoria) das figuras e tabelas ou informações de autoria, usar fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. 

.Para as legendas e conteúdo das ilustrações e tabelas, usar fonte Arial, tamanho 10. 

. As citações ao longo do texto devem subordinar-se à forma: Autor (data) ou (Autor, data), Exemplo: Marx (1977), ou (Mészáros, 2002).  As citações literais devem vir entre aspas e obedecer à forma: Autor, (data, p. xx) ou (Autor, data, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados adicionando uma letra depois da data tanto no texto, quanto na lista de referências, de acordo com o exemplo: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b). 

. As citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. As aspas do texto original devem ser substituídas por aspas simples. Citações literais com mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo à esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Elas devem seguir o formato: (Autor, data, p. xx). Para indicar inserções de fragmentos no texto original ou supressões de parte do texto original deve-se utilizar colchetes [   ].

. As referências devem conter, apenas, os autores, textos e documentos citados no trabalho. São apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT, segundo link disponibilizado acima.  Os exemplos pormenorizados poderão ser encontrados no template (ou na aba de submissões)   

Nas referências de um mesmo autor, com obras diferentes ou como co-autoria, deve ser repetido o nome do autor, ao invés da utilização de _________.  (A utilização de ___________ não permite o registro nas métricas de citação, o que interfere na classificação do Índice h).

 

 

 

 

 

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.