Historico do Periódico
Entre 1985 e 2002, as formas de socialização do conhecimento coletivo produzido no interior do Neddate/PPGEd/FEUFF, ocorreram por meio da Série de Estudos – Neddate e de seu Boletim Informativo, da organização de um Acervo sobre trabalho e educação, além de seminários, projetos de extensão, publicação de livros, discussões teórico-metodológicas e outras atividades que permanecem na atualidade. Considerando a importância de inovar tecnologicamente, com o objetivo de ampliar as formas de socialização, divulgação e interlocução da produção acadêmica em nível nacional e internacional, a Revista Trabalho Necessário (ISSN: 1808-799X) começa a ser organizada em outubro de 2002 por uma Comissão Operacional (CO) composta por Ronaldo Rosas, Francisco da Silveira Lobo Neto, José Rodrigues e José Luiz Cordeiro Antunes. A partir daí, são discutidos e elencados os aspectos gerais de sua Política Editorial, aprovada pelos membros permanentes do NEDDATE. Seu primeiro número foi publicado em 2003, já em formato online, como periódico eletrônico.
Entre 2003 e 2007, a revista foi editada anualmente; de 2008 a 2014 sua periodicidade passou a ser semestral; a partir de 2015, sua publicação passou a ser quadrimestral.
Dos processos de edição e publicação de forma contínua, sem interrupção e atraso, estiveram a frente os professores Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta, contando com diversos editores/professores ao longo de seus 21 anos: Ronaldo Rosas, José Rodrigues, Francisco José da Silveira Lobo Neto, Luciana Requião,, Sonia Rummert, Jaqueline Ventura, Lia Tiriba, Maria Cristina Paulo Rodrigues, José Luiz Cordeiro Antunes, Jacqueline Botelho e Regis Arguelles, que muito se empenharam pelo seu reconhecimento acadêmico. José Luiz Cordeiro Antunes, que atuou como editor entre 2018 e 2023, é atualmente assistente de edição/colaborador. Em 2024, os editores são Lia Tiriba (editora-chefe, desde 2018), Jacqueline Botelho (desde 2022) e Adriana Barbosa (desde 2024).
A partir do ano de 2018, a Revista passou a editar Números Temáticos, com organizadores/as pertencentes a grupos de pesquisa associados ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate (do Diretório do CNPq), considerando suas afinidades teórico-metodológicas com a linha editorial da revista. O Número Temático é composto de artigos de autores convidados e de artigos recebidos por demanda espontânea. Conta com as seções Homenagem, Texto Clássico, Entrevista, Memória e Documentos, Resenha, Ensaio, Teses e Dissertações, preferencialmente articuladas com a temática em questão. Conta também com Artigos de Outras Temáticas, em fluxo contínuo.
Cada grupo de editores imprimiu de forma peculiar o trabalho editorial, dentro de suas condições objetivas, respeitando os trâmites acordados tanto internacionalmente e nacionalmente, como no Fórum de Editores dos Periódicos da UFF, sem, no entanto, ferir a concepção da política editorial da revista. Importante lembrar que entre 2018-2022 ampliamos o número de indexadores, atualizados em termos de métricas o Google Analytics e seus respectivos relatórios.
Indo ao encontro dos princípios da Ciência Aberta, a Revista tem como um de seus desafios ampliar a divulgação científica, de maneira a favorecer a democratização do conhecimento. Para isso, além do canal do Youtube e do site do Neddate (https://neddate.sites.uff.br/), entendemos ser fundamental a veiculação de informações sobre atividades e resultados preliminares de pesquisa em redes sociais (Facebook e Instagram), com intuito de alcançar um público maior, o que pode nos permitir ampliar as relações entre universidade, movimentos sociais populares e sociedade em geral.
Além de pesquisadores latinoamericanos, com quem temos realizado profícuas interlocuções (ver n. 36, n. 46 e 47), queremos aprofundar o diálogo com pesquisadores iberoamericanos, africanos e anglo-saxões acerca do mundo do trabalho e dos nexos trabalho-educação. Quiçá, em futuro próximo, possa se tornar uma revista bilíngue (português-espanhol), tendo em vista a consolidação de relações internacionais, tanto por proximidade de idiomas como por vínculos culturais.
Em relação à ética, é importante registrar que o processo de revisão por pares é duplo-cego na avaliação dos artigos, contando com a participação de um conjunto de pareceristas do comitê científico e ad hoc, respeitando a distribuição geográfica (nacional e internacional) das instituições nas diferentes regiões do Brasil. Buscamos também acompanhar as inovações e mudanças no debate editorial na gestão de periódicos acadêmicos, entre elas a possibilidade de avaliação por pares, de modo semi-aberto. Outro aspecto importante relativo à inovação da Revista é ingressar em bases de indexação que auxiliem no processo de internacionalização e na discussão de ciências abertas, como Scopus, Scielo, Web of Science e Redalyc.
Tem sido fundamental a interlocução com alguns grupos de pesquisa do campo Trabalho-Educação, presentes principalmente no GT 09 da ANPEd. Foi a partir das discussões no INTERCRÍTICA - Intercâmbio Nacional de Grupos de Pesquisa em Trabalho-educação que surgiu como proposta a criação de números temáticos (2018), considerando sua afinidade com a nossa linha editorial: o materialismo histórico, em diálogo com outros referenciais teóricos. Sem desconsiderar a importância de outras revistas sobre Trabalho-educação, e seguindo a linha editorial estabelecida em 2003, nossa intenção tem sido a de sensibilizar outros grupos de pesquisa sobre a importância de nossa revista eletrônica como meio de veiculação e mediação do pensamento crítico em relação ao mundo do trabalho, à formação humana e as relações históricas entre trabalho e educação, de acordo as linhas de pesquisa do NEDDATE. Em 2025, continuaremos a interlocução com o GT 09 - Trabalho-Educação da Anped, assim como com outros grupos presentes na Anped, por proximidade teórico-metodológica. Entre eles, citamos os GTs 05 - Política Educacional, o GT 18 - Educação de Jovens e adultos e outros, como por exemplo o GT03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos, o GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais, o GT22 – Educação Ambiental. Para isso realizaremos uma consulta junto a esses grupos para fins de organização das edições de 2025 da Revista Trabalho Necessário.
Importante registrar que também prosseguiremos com a publicação quadrimestral, levantando a possibilidade de se tornar publicação contínua (PC), a depender de que a Universidade Federal Fluminense favoreça uma tecnologia que garanta a materialidade de nossa Política Editorial. Indo ao encontro dos fundamentos do materialismo histórico e dialético, queremos reafirmar uma perspectiva ético-política e técnico-produtiva que promova a unidade interna do número temático e das seções que os compõem, na sua totalidade.
Em síntese, reafirmando sua política editorial e a perspectiva de Ciência Aberta, Trabalho Necessário é uma publicação do NEDDATE, grupo de pesquisa criado em 1985. É uma revista multidisciplinar que se articula com grupos de pesquisa em Trabalho-Educação no Brasil e que, desde o ano de 2018, tornaram-se organizadores dos números temáticos, em conjunto com outros grupos nacionais e internacionais nas áreas de ciências humanas e sociais. Em maio de 2023, celebramos o 20º aniversário da Revista Trabalho Necessário; em 2025 publicaremos nossa 50º edição, o que também será motivo de muita alegria. São 21 anos de experiência na veiculação de um conhecimento científico comprometido com a defesa da educação pública, contra as injustiças sociais, pela defesa da democracia como sistema político de acesso aos bens necessários à uma vida digna e enfrentamento à crise social (fome, guerras, migrações) e climática que assolam o planeta e ameaçam a sobrevivência da humanidade.